Por que não tenho força para viver sem pedir ajuda aos outros?

por Eduardo Ferreira Santos

“Como posso crescer na vida com a única possibilidade de pedir ajuda, financeira ou intelectual, a pessoas ruins ou que não gostam de mim? Estou falando de pessoas do meu convívio social: trabalho, família etc. Não tenho ninguém a quem recorrer. Estou sozinho no mundo e desesperado!”

Continua após publicidade

Resposta: Em primeiro lugar, o que o faz pensar que leva as pessoas a não gostarem de você?

Todo o relacionamento nesta vida se dá em “mão dupla”, isto é, as relações dependem muito do nosso comportamento para se fortalecerem.

Por outro lado, por que você precisa das pessoas para crescer na vida?

Cada um de nós é um INDIVÍDUO e somente nós podemos encontrar as soluções para as inúmeras dificuldades que a vida naturalmente oferece!

Continua após publicidade

É preciso que você aprenda a ter confiança em si mesmo, encontre aquela parte do seu EU perdida lá no fundo da sua mente e que lhe dá pernas e braços para caminhar por este longo e tortuoso caminho que se chama VIDA!

Se você não está conseguindo fazer isso sozinho, sugiro que procure uma boa psicoterapia que poderá lhe ajudar a encontrar seus próprios caminho!
Porém, não espere que venha dos outros a força para viver! Encontre-a em si mesmo que você conseguirá!

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um psiquiatra ou psicoterapeuta e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Continua após publicidade