Entenda a relação entre seios grandes, prazer sexual e autoestima

por Sandra Vasques

"Meus seios são grandes e quando vou ter relações tenho vergonha deles. O que eu faço?"

Continua após publicidade

Resposta: A vergonha é um sentimento que pode ser despertado pela sensação de não corresponder ou de não ser de acordo com às expectativas do grupo a que pertencemos e valorizamos e aos quais queremos agradar.

Se você tem seios grandes e não considera que eles sejam bonitos, atraentes, estimulantes aos olhos de quem você quer agradar, não vai querer mostrá-los. Mas gostaria de colocar a seguinte questão: você já pensou no porquê deles não te agradarem?

Qual a imagem você acha que passa com seus seios grandes? É a imagem que queria passar? Se não é, já pensou se é realmente verdade que os seios grandes podem atrapalhar a imagem que você quer passar? Ou será que é o seu próprio olhar sobre seus seios, e gostar pouco do que vê, que fazem com que você se limite e deixe de viver bons momentos ao lado da pessoa que te deseja?

Ao longo de nossa história vamos fazendo conceitos do que é feio e bonito, desejável ou não a respeito de nós mesmos. Conta para isso as opiniões e a aprovação de pessoas que consideramos importantes, os modelos de mulheres e homens que admiramos e que gostariamos de ter alguma semelhança. No entanto, nem sempre conseguimos ter o corpo que desejávamos. E daí, vem a frustração. Em geral isso acontece na adolescência. E daí, é importante perceber duas questões: que existem coisas que não se pode mudar; mas que também não dá para olhar só para o que não nos agradou.

Continua após publicidade

Nosso corpo tem muitas partes que podem ser satisfatórias e podemos aprender a integrar a parte que não ficou do jeito que queríamos ao todo que somos e sabemos que tem muito valor. Ao invés de ficar focado no que não agrada, dar mais atenção ao que nos parece mais bonito e estimulante.

E é muito bom saber também que nem todas as pessoas têm o mesmo conceito sobre o que é bonito e feio. Muitos homens adoram mulheres de seios grandes, assim como muitas mulheres fazem cirurgia plástica para aumentá-los.

É claro que não é por isso que você tem que gostar dos seus. Mas todas aquelas perguntas do início foram para que você possa avaliar de onde vem o incômodo pelos seios grandes e se não dá para rever o seu conceito sobre si mesma.

Continua após publicidade

Afinal, esse incômodo está interferindo para que você se sinta à vontade para se relacionar sexualmente. E veja que talvez seu par nem se incomode pelo tamanho dos seus seios e até ache muito bom. Uma cirurgia plástica para redução dos seios é possível e pode até ser uma solução se você chegar à conclusão que realmente não quer continuar com a imagem atual, ou que seus seios são tão grandes que interferem para sua saúde e bem-estar.

A cirurgia plástica pode ser uma solução a ser considerada. Mudar essa parte do corpo é possível, mas outras mudanças como a altura, só é possível disfarçar temporariamente usando saltos altos, para quem se acha muito baixa. Mas para quem é alto, não há muitas alternativas. Então, antes de recorrer a uma mudança do seu corpo avalie se você não pode ter um outro olhar para ele e perceber um outro jeito de lidar com seu visual, aceitar o que não ficou como queria, percebendo que faz parte de um todo que tem muitas outras partes interessantes e então se gostar mais. Isto poderá te libertar para viver os momentos tão gostosos dos quais você está se privando.