Usuário de cocaína pode ter dificuldade para engravidar esposa?

por Danilo Baltieri

"Meu marido usa cocaína e estamos juntos faz três anos e não consigo engravidar. Será que tem haver com o fato dele ser usuário de cocaína?"

Continua após publicidade

Resposta: A exposição a certas drogas ou toxinas pode desempenhar um papel importante na infertilidade masculina. Um terço das causas da infertilidade em casais heterossexuais tem sido atribuído a problemas com a saúde do homem.

O uso de substâncias psicoativas pode realmente estar relacionado com a infertilidade masculina e, dentre elas, destacamos o abuso de esteroides anabolizantes, álcool, tabaco, maconha, opioides, cocaína e meta-anfetamina.

Os efeitos potenciais da cocaína sobre a fertilidade têm sido estudados principalmente em animais. Estudos em ratos machos têm mostrado que a administração de cocaína por tempo prolongado prejudica a produção de espermatozoides e a função testicular. Também, em humanos, um estudo associou o uso da cocaína com a baixa produção de espermatozoides e outro estudo sugeriu que o tempo prolongado de consumo da droga tem papel importante nesse processo.

Em outro estudo canadense publicado em 2015, envolvendo cerca de 4.400 homens com problemas de fertilidade que procuraram tratamento em uma clínica especializada, menos do que 1% admitiu usar cocaína na vida. Entre esses homens com infertilidade e autorregistro de ter consumido cocaína, houve significativamente uma maior frequência do uso de outras substâncias ilícitas e do tabaco e uma maior frequência das doenças sexualmente transmissíveis conhecidas como Clamídia e Herpes Genital. No entanto, nesse estudo, o padrão do consumo da cocaína, o que inclui a extensão do uso, não foi investigado.

Continua após publicidade

A natureza da cocaína inclui sua propriedade lipofílica e hidrofílica, o que permite que ela atravesse com eficiência a barreira hematoencefálica, portanto atingindo o cérebro de forma incisiva. Não é muito claro se a cocaína tem a mesma habilidade para atravessar a barreira hematotesticular. Apesar disso, estudos em animais têm mostrado que a administração de cocaína provoca notável estreitamento dos vasos sanguíneos testiculares (vasoconstrição), diminuindo consequentemente a perfusão sanguínea dos testículos.

De qualquer forma, é conhecido o fato de que homens usuários crônicos de cocaína referem queda da libido. O uso prolongado dessa substância também tem sido associado ao aumento da produção do hormônio chamado Prolactina e à redução da produção da testosterona, o que consequentemente também pode inibir a produção de espermatozoides.

É verdade que um mecanismo de efeito direto da cocaína sobre a fertilidade masculina não está plenamente elucidado ou esclarecido. No entanto, frequentemente o usuário de cocaína tem outros problemas de saúde que podem estar relacionados à infertilidade.

Continua após publicidade

Seguramente, seu esposo precisa procurar ajuda especializada e reavaliar seus objetivos.

Abaixo, forneço a referência do estudo canadense citado no texto:

Samplaski MK, Bachir BG, Lo KC, Grober ED, Lau S, Jarvi KA. Cocaine Use in the Infertile Male Population: A Marker for Conditions Resulting in Subfertility. Current Urology. 2015;8(1):38-42.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.