Meu filho veio morar com esposa e filha na minha casa, mas não me respeita. O que faço?

por Blenda de Oliveira

“Sempre tive boa relação com meu filho até ele ser pai. Sei que ele não gosta da companheira e está passando por uma crise financeira, porque perdeu o emprego que ganhava bom salário. Arrumou outro, porém, o que ganha não é suficiente para sustentar a família, pagar as prestações do apartamento em construção e ajudar a família da esposa que atravessa dificuldades em função da perda de emprego dos pais. Ele está muito estressado com tantas demandas e tornou-se insensato, arrogante, grosseiro e indelicado comigo e com meu marido. Trouxe mulher e filha para nossa casa e há um ano estamos sustentando todos, porém, não se mostra sensível ao fato de termos acolhido a família e nos dedicarmos a eles. Não sei como agir com toda sua grosseria. Já brigamos muitas vezes e o desrespeito tem sido frequente.”

Continua após publicidade

Resposta: É importante que você e seu marido sejam bastante claros com ele e a esposa. Estão fazendo algo de importante valor e ele desrespeita, agride. Isso não é aceitável e justificável, mesmo que ele esteja passando por estresse. Não aceite conversar se ele levantar o tom ou brigar. Avise antes que será uma conversa. Não entrem em questões dele, mas aquelas relevantes para vocês.

Quais?

1 – Vocês não querem ser tratados como estão sendo.

2 – Há um limite para vocês e, portanto, o limite ultrapassou.

Continua após publicidade

3 – Vocês não aguentam mais ser agredidos e ter um dia a dia cheio de brigas.

4 – O que eles propõem? Se não conseguem mudar, melhor que saiam da casa de vocês e busquem um lugar para eles.

5 – Não há prazo. Ou muda já o tratamento ou terão que sair. Deixem bem claro que não querem e não suportam mais. Falem de vocês. Se entrar nas questões dele agora será bate-boca sem qualquer resultado.

Continua após publicidade

6 – Sejam muito firmes e tenham em mente que já ajudaram bastante.

7 – Revisem o tamanho da ajuda. Considerem a possibilidade de fazer cortes.

Com as dificuldades que ele passa somada às demandas que tem hoje – filho, esposa, família da esposa, compra de imóvel – parece que ele está em franca regressão. Ataca vocês como se fosse um adolescente que precisa dos pais, mas não suporta e não quer precisar e depender.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.