Não me acho capaz de amar alguém

por Eduardo Yabusaki 

É comum pessoas se embrenharem numa busca frenética por alguém para se envolver em um relacionamento compromissado. Entretanto, quando encontra alguém, essa busca ainda não cessa, pois a pessoa logo se vê novamente sozinha sem conseguir seu intento: estar com alguém por quem tenha sentimentos intensos e profundos.

Continua após publicidade

Ao se deparar com o fato de que o relacionamento não vai acontecer,  pode ser impactante chegar à conclusão de que possa ter alguma dificuldade em identificar, expressar ou manifestar os seus sentimentos mais profundos, ou seja, dificuldade em amar.

Essa pode não ser uma realidade muito fácil e simples de se encarar. Afinal, se não se viveu anteriormente o sentimento de paixão e o envolvimento mais profundo num relacionamento, como isso irá acontecer de uma hora para outra? Fato é que pode não acontecer mesmo e isso terá que ser desenvolvido, pois depende de entrega e envolvimento profundo com a outra pessoa.

Por vezes pode acontecer de se envolver com pessoas que acredita não terem nada a ver com você e consequentemente sabe que nada irá acontecer ou evoluir para algo mais intenso e profundo, e dessa forma acaba por reforçar características que a fazem permanecer só.

Pode parecer estranho ou incompreensível, como pode querer tanto um amor e ao mesmo tempo manter uma situação não favorável à aproximação ou intimidade maior?

Continua após publicidade

Talvez aí esteja exatamente a dificuldade, se envolver mais profundamente em seus sentimentos e por consequência se entregar nas relações. Entretanto não se desespere, saiba que a solução está em você mesma, acredite e faça a coisa acontecer.

Cinco dicas para poder se envolver profundamente com alguém:  

1. Não procure pessoas aleatoriamente, busque pessoas com quem sinta que possa ter identificações e que tenham características que lhe agradem. É importante que fique confortável em se expor.

Continua após publicidade

2. Por mais difícil que possa lhe parecer, esforce-se em entrar em contato com os sentimentos que são mobilizados em você ao estar em contato com essa pessoa, não a veja apenas com os olhos, sinta-a, ouvindo o que ela diz. As expressões que ela transmite, os gestos que faz, enfim, não fique achando isso ou aquilo, observe o tempo todo antes de fazer qualquer conceito ou ideia sobre a pessoa.

3. Permita-se expor sua intimidade, falando sobre você, mostrando-se por inteira, suas virtudes, personalidade, características, pensamentos e conceitos. Seja sempre mais clara e transparente possível, só assim poderá conhecer e se fazer conhecer verdadeiramente.

4. Procure abster-se de suas histórias pregressas. Experiências anteriores só servem para termos lembranças e não para definir o presente ou futuro. Fixe no que estiver acontecendo entre você e com quem estiver. Veja se há sintonia, empatia, boa energia e bom clima entre vocês, se positivo, são bons indicadores. Se negativo procure propiciar.

5. Solte-se e liberte-se, não tema pela rejeição ou pelo não dar certo, considere que isso pode acontecer, e se acontecer, encare e enfrente como algo que faz parte do processo de conhecimento e aprofundamento dentro de um relacionamento.  

Acredite sempre e vá à luta! Viva e seja feliz!