E quando meu par não quer mais transar?

por Sandra Vasques

E quando o problema é que a transa não acontece, ou quase nunca? No lugar sempre uma desculpa, ou demonstração de pouco interesse pelo sexo. Um dos dois não quer dançar, enquanto o outro está no maior pique!  Esse conflito pode estar presente em casais de qualquer idade, naqueles com pouco tempo de parceria ou que já estão há um bom tempo juntos.

Continua após publicidade

Duas pessoas se propõem a viver um relacionamento que envolve sexo, afeto, projetos comuns e exclusividade. Mas, em algum momento, um dos dois parece esquecer um dos ingredientes da relação: o sexo.  Até algumas décadas atrás, era comum que a reclamação se dirigisse às mulheres. Mas atualmente isso mudou. Inclusive uma pesquisa publicada em 2013 pelo site ukmedix.com, a partir de um estudo feito no Reino Unido, mostrou que 62% dos homens assumiram rejeitar a relação sexual com mais frequência do que a parceira. E mais! Em geral a desculpa dada não corresponde à verdadeira razão da recusa! Delicado…  Já que a falsa justificativa, tanto para elas, como para eles,  geralmente tem a intenção de proteger a si ou não magoar a parceria (o outro).

Mas se a verdade não surgir, como mudar essa realidade? É o mesmo que dar remédio para passar a febre sem saber a sua causa. Tem que contar com a sorte! Muitas vezes só se perde tempo e a doença avança! A febre é um sinal que algo não vai bem no corpo, assim como a recusa persistente em transar mostra que algo não vai bem com o sexo! É preciso dar o tratamento certo! Do contrário, fica um clima tenso que aos poucos vai contaminando toda a vida do casal.

Cansaço, preocupações com o trabalho, com falta de dinheiro, questões da casa, ou receio que os filhos ouçam, dor de cabeça, entre outras, são desculpas frequentes. Pode até ser verdade, mas se continua do mesmo jeito meses afora, fica difícil para aquele que espera,  compreender e aceitar. É natural aguardar por uma mudança de postura, alguma atitude que revele que a pessoa vai se cuidar, aprender a dividir a atenção e controlar melhor a ansiedade. Quando isso não acontece, há consequências sobre a relação.

Mas em grande parte das vezes, o que a boca não diz é que a verdadeira causa da recusa é outra!

Continua após publicidade

Vontade X falta de coragem

Existe sim a vontade, mas falta coragem! Para homens e mulheres, a falta de confiança no corpo, impede de ir adiante!!! Ele, depois de um episódio isolado de perda de ereção, pode achar que isso vai continuar acontecendo e prefere parar, ou só transar quando está muito seguro. Se um faz crítica à performance do outro, a insegurança pode chegar e fica difícil partir para uma próxima vez. Sentir-se fora de forma, com mais ou menos peso que gostaria, estrias, celulite, mudanças causadas pela gravidade ao longo do tempo e outras mais, geram desconforto e o medo de se expor e não ser atraente o suficiente.  Aqui pra nós, que perda de tempo não dar vazão ao desejo!

Que tal enfrentar o medo?

Continua após publicidade

Mas pode faltar o desejo! Se o sexo sempre foi muito centrado na forma física, sem que o casal explorasse a sensualidade e as fantasias, as mudanças do corpo podem sim diminuir o tesão.  Hora de ampliar as possibilidades! Mas a falta de outros ingredientes que existiam no relacionamento e que passaram a ser escassos também pode levar a isso! Falta de sedução, de carinho, de atenção, de clima propício! Hora de retomar antigos costumes! 

Mas outra possibilidade, é que o corpo pode estar pregando uma peça!  Na gravidez e pós-parto, durante a amamentação,  ou com a entrada da menopausa, as mulheres vivem oscilações hormonais que podem interferir muito com o desejo e é necessário aguardar ou tratar quando for o caso. Mas, por outro lado, a própria maneira de se ver pode mudar, como se agora, como mãe, ou como uma mulher mais velha,  não fosse mais possível ser sexy! Alguns homens também vivem o fato de ser pais como um peso que os deixa com o tesão em baixa. Hora de rever essa baixa autoimagem!

Existe outro motivo que pode fazer o desejo cessar imediatamente, mesmo que até alguns dias atrás ele fosse muito forte: a mágoa.  Em algumas situações está bem claro o que provocou a decepção, a insegurança, a raiva, a tristeza que ocuparam o lugar do tesão. Em outras, isso não é tão claro assim. Mas se não for resolvida, não cede o espaço que ocupou!

Diferente desses casos, existem casais que reconhecem que o desejo sexual nunca existiu com força, mas isso foi colocado em segundo plano porque a vontade de ficar juntos por outras razões era mais forte. Mas, com o passar do tempo e mudanças na vida do par, a falta de sexo adquire nova importância. Neste caso, é preciso de um lado disposição para mudanças e por outro, aceitação dos limites da vida sexual. Do contrário pode significar o fim da relação. O acordo muitas vezes é possível, porque afinal, foram outros os motivos que tiveram maior relevância para essa união. Além disso, existem pessoas que realmente não veem o sexo como algo importante na vida. É preciso encontrar o par certo para caminhar bem!

Em qualquer das situações, se há frustração, desconforto, insatisfação, não está bom! É preciso ter coragem pra abrir o jogo e conversar sobre o que realmente está impedindo o sexo de acontecer. E a iniciativa pode ser tanto do lado de quem recusa, como do lado de quem fica só na espera. Se a questão passa por buscar ajuda médica ou psicológica de um dos dois, só o fato da tomada dessa iniciativa pode dar um novo fôlego para o relacionamento.

Se a questão passa por um problema do casal e se a conversa não acontece, é difícil, buscar um terapeuta de casais pode ajudar muito. O importante é não ficar enrolando a si mesmo ou ao par e azedando o relacionamento. Afinal, com algumas mudanças  vocês podem passar a dançar deliciosamente! Ou podem descobrir que não vão dançar com a frequência que um dos dois gostaria, mas que é possível  praticar esportes, ouvir música e outras atividades que podem compensar! Mas se dançar, ou não tolerar  à dança, for tão forte para um dos dois que não haja acordo, pelo menos vai dar a possibilidade a ambos de encontrarem outros pares e se tornarem mais felizes!