Namoros anteriores e suas lições

por Luiz Alberto Py

Muitas pessoas ficam angustiadas ao perceberem que, embora estejam vivendo um novo relacionamento, ainda se sentem mobilizadas pelo antigo amor. Isso é muito frequente e se deve ao fato de que o fim de um namoro não significa falta de amor.

Continua após publicidade

Em geral, o que ocorre é uma falta de afinidade e uma desarmonia que levam ao descontentamento de um com o outro. Para que um namoro prossiga, o que importa não é o fato de amarmos a pessoa, mas se queremos ou não viver junto a ela. Por isso, muitas vezes o namoro acaba, mas o amor permanece.

Quando uma pessoa passa por nossa vida e deixa algumas lembranças positivas, não há por que esquecê-la. O que é bom deve ser guardado e isso não prejudica as novas relações que desenvolvemos depois. Ao contrário, essas experiências nos enriquecem e nos dão mais capacidade de avaliar as pessoas, por podermos compará-las umas com as outras.

Além disso, quando conseguimos lidar com essas situações, entendemos que não há motivo para ciúmes de antigos relacionamentos de nossos parceiros, pois podemos perceber que os namoros anteriores podem contribuir para tornar a nova relação mais objetiva, mais realista e, por isso mesmo, mais sólida.