Sinto muitos tipos de medo desde criança. O que faço?

por Eduardo Ferreira Santos

Depoimento de uma leitora

Continua após publicidade

“Desde criança (após meus 5 anos de idade), sempre senti muitos medos: de ficar sozinha,  de dormir com luz apagada e sem cobertor. Eu tinha pavor de me imaginar em lugares com muitas pessoas ou fechados e toda vez que eu tivesse de passar por essa situação (lugares fechados ou lotados), eu desmaiava e quando eu acordava, se tivesse muita gente, eu desmaiava novamente e também desmaiava se visse alguém passando mal ou com algum ferimento sangrando (ao menos os desmaios não acontecem mais). Eu tenho pavor de gente morta. Todos esses medos 'da infância' ainda me perseguem e agora surgiu um outro, que é o medo de andar na rua: tenho medo de sair para estudar e ir trabalhar. Antes de sair na rua já começo a sentir mal-estar, o coração dispara e ocorre suor, enjoo, tremedeira. Já tive diarreia por tentar enfrentar o medo de sair sozinha. Esse último começou agora após uma tentativa de assalto no portão da minha casa.”

Resposta: O que você descreve é típico de um Transtorno Fóbico Ansioso que, se não tratado, tende mesmo a se generalizar, originando vários medos infundados e, como você mesma descreve, pode chegar a problemas físicos (a diarreia) após um gatilho real (assalto).

Sem dúvida nenhuma, você precisa de um tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico, pois esse medo todo deve ter uma causa orgânica (alguma disfunção nas enzimas cerebrais) e algum tipo de trauma que você deve ter passado na infância, mesmo que seja um "trauma silencioso". Isto é, viver, por exemplo, em um ambiente hostil, agressivo, enfim, disfuncional.

Procure ajuda logo, antes que possa se tornar mesmo uma doença psicossomática.

Continua após publicidade

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um psiquiatra ou psicoterapeuta e não se caracterizam como sendo um atendimento.