Carsharing: dicas de etiqueta para uso de carro compartilhado

Muita gente ainda tem dúvida de como se comportar corretamente ao utilizar um serviço de carro compartilhado: o carsharing.

Uma empresa especializada em oferecer esse serviço em São Paulo, listou algumas dicas de etiqueta para que todos tenham uma viagem agradável via carsharing. 

Continua após publicidade

Nessa modalidade de serviço, você pode alugar o carro por hora ao invés da tradicional diária.

1ª – Respeite o carsharing

Você está usando agora o veículo compartilhado, mas outras pessoas virão depois de você. Então, seja um cidadão consciente: não suje o carro, tente deixar o tanque com pelo menos um quarto de sua capacidade cheia e dirija com segurança, respeitando as normas de trânsito e evitando danos ao veículo.

2ª – Comer no carro? Nem pensar

Continua após publicidade

Sabe quando você está no ônibus morrendo de fome e entra alguém com uma caixa de esfihas? Não é divertido. O mesmo vale para um carro compartilhado. Por mais que você esteja no seu espaço pessoal momentâneo, não é legal comer no carro porque as chances de você sujá-lo são grandes. Além disso, deixar o volante e outras partes do veículo sujas e meladas é bem ruim.

3ª – Carsharing não é lugar para higiene pessoal

Limpar o ouvido, cortar pelos faciais ou mesmo usar o fio dental. Todas essas atividades podem e devem ser realizadas em um banheiro, mas jamais em um carro, principalmente se for um veículo compartilhado. Além de não ser a coisa mais higiênica do mundo, não é bacana iniciar qualquer atividade que possa ser considerada como higiene pessoal por respeito ao espaço compartilhado que será habitado por outras pessoas em um futuro próximo. Afinal, você gostaria de encontrar um fio dental usado no carro?

Continua após publicidade

4ª) Objetos perdidos

Assim como nos trens e ônibus em que pode acontecer de alguém deixar um objeto pessoal para trás por descuido, com veículos compartilhados é a mesma coisa. Assim que você perceber no seu veículo um item que não faz parte dos componentes básicos do carro, notifique a empresa responsável pelo carsharing sobre o objeto. Dessa forma, o dono que perdeu receberá em breve o objeto perdido, sem gerar dor de cabeça para ninguém.

5ª – Pense sempre no próximo

Você provavelmente já andou no carro de um fumante, seja táxi ou carro próprio de terceiros. Infelizmente, o cheiro da fumaça de cigarro impregna no estofamento do carro e torna o ambiente do veículo desconfortável. Em caso de carros compartilhados, o cheiro de cigarro pode gerar um mal-estar para o próximo usuário. Por isso, evite fumar no carro.

6ª – Não divida a direção

Se você alugou um carro compartilhado, é indispensável que seja você que o esteja dirigindo. Em hipótese alguma deixe terceiros dirigir o carro por você, isso porque, em caso de acidente, o seguro não irá cobrir os danos.