Aprenda a se libertar do medo e mude a sua vida

por Thaís Petroff

Coragem não é ausência de medo. Você já deve ter lido ou ouvido essa frase na sua vida. Mas, o que é coragem afinal?
 
Coragem é agir com seu coração. É você dar ouvidos aquela vontade sincera que há dentro de você, mas que você reprime por medo, por receio de perder a sua segurança, para evitar que os outros te rejeitem.
 
O questionamento que eu te faço é:
 
– Viver na evitação, no medo, está te fazendo feliz? Está te trazendo as coisas que você tanto quer? Ou talvez esteja justamente te afastando delas?
 
Aprendemos a ouvir o medo para evitar que coisas ruins aconteçam:
 
– "Cuidado, você vai CAIR".
– "Isso NÃO VAI dar certo".
– "Você VAI SE MACHUCAR".
 
Fato é, ouvimos isso desde pequenos e o medo nos é introjetado mesmo antes que aconteça algo. Na maior parte das vezes, nós não aprendemos pela experiência. Aprendemos a sentir medo para evitar algo e então aprendemos que o medo é bom e nos protege.
 
Obviamente não estou dizendo que precisamos enfiar o dedo na tomada e tomar um choque ou descer a escada rolando para só assim aprender que precisamos evitar determinadas coisas que nos machucarão. Mas a questão é COMO essa mensagem nos é passada e como internalizamos essas informações. De modo geral esse tipo de alerta nos era passado aos gritos por nossos pais e cuidadores assustando-nos, e hoje, na vida adulta, reproduzimos esses sustos sempre que há incerteza, sempre que precisamos dar um passo no escuro sem saber o que nos esperará ali adiante.
 
E assim vamos vivendo presos a uma "vida cômoda" (que de cômoda não tem nada, porque estamos infelizes) evitando todo tipo de risco, pois estamos presos no medo. Riscos esses justamente que poderiam nos levar à nossa tão sonhada felicidade.
 
Nossas crenças negativas martelam em nossas cabeças que precisamos agir de determinado modo para evitar sofrimento. Mas, no final das contas, é justamente agir desse modo que te traz mais medo.
 
E como sair disso?
 
A única maneira de sair disso é investir na coragem! É se autoconhecer mais e mais, se aquietar para escutar sua verdade interna e se comprometer consigo mesmo a agir de acordo com ela. Mesmo que haja medo. É só dando esse passo, confiando no que você sente que te fará bem, que você vencerá suas crenças negativas e seus medos que te enclausuram numa vida vazia e sem sentido.
 
O mais difícil é iniciar, mas assim que o fizer, começará a colher provas de que dá certo. De que seus maiores medos não irão se concretizar, ou mesmo que isso ocorra, você se surpreenderá com a força e a habilidade que você tem em passar por eles.
 
Quando você é guiado pela sua verdade o mundo conspira a seu favor. A vida quer que você dê certo!

Continua após publicidade