Tristeza e choro são vistos como atitudes erradas

por Thaís Petroff

Ninguém gosta de sofrer, não é verdade? Mas, por outro lado, vivemos atualmente em uma sociedade que abomina o sofrer e o "doentifica".  Coisas normais como choro, tristeza, dor, etc são vistas como erradas e que precisam ser evitadas a todo custo ou arrancadas.

Continua após publicidade

As pessoas não querem mais chorar os términos de relacionamentos, não querem mais parir naturalmente. Descobri agora que existe "festa de descasadas" e o Brasil é o campeão no mundo em cesáreas.

Estamos negando algo que faz parte do nosso aprendizado e amadurecimento. Ninguém precisa procurar o sofrimento ou a dor, mas precisamos sim passar por ela para desenvolver resiliência – dar a volta por cima. Do mesmo modo que quando caímos e nos machucamos, nosso organismo faz uma cicatriz, e nesse local, a pele é muita mais fortalecida; também é assim com nossas emoções.

Se você se protege de passar pelas situações, se você vive através do medo se privando de tudo que não é seguro e certo (quase tudo na vida é assim, não é mesmo?), que espaço você tem para crescer e se fortalecer?

Como você saberá se dá conta?

Continua após publicidade

Como você aprenderá a dar conta?

Como você criará as cicatrizes que te acompanharão para você passar pelas próximas situações com muito menos medo e bem mais autoconfiante e fortalecida?

Não precisa procurar pelo sofrimento, mas sendo a vida movimento, entenda como natural cair e levantar e não brigue com a dor, observe e aprenda com ela.

Continua após publicidade

Permita-se viver e experimentar tudo que a vida traz – das alegrias aos sofrimentos. E agradeça por todas as experiências que você teve, pois sem elas você não seria quem é hoje.