Vigiar o par nas redes sociais e traição

por Eduardo Yabusaki

A traição é sempre um acontecimento difícil de ser superado entre as partes no relacionamento a dois. Por mais que seja muito elucidado, acaba sempre ficando uma pontinha de desconfiança ou insegurança na pessoa mais afetada, que é a traída.

Continua após publicidade

É importante que ambos tenham claro que por mais que haja mil e uma argumentações, tentativas de explicação e justificativas para tal comportamento, é inaceitável que ele se repita; e que quem trai tem pela frente uma árdua tarefa de recuperar um alicerce importante do relacionamento que é a confiança.

Num curto prazo inevitavelmente todas as ações têm que ser de iniciativa de resgate e reconstrução desse elo importante, se restringirem ao convívio conjugal e dedicação máxima para a boa convivência e reconquista da tranquilidade e serenidade entre ambos.

Para o par traído será exigido um grande esforço de não ficar recorrendo aos pensamentos sobre o fato crítico que tenha ocorrido, querendo entender. E é importante saber que por mais que queira compreender o que possa ter levado ao ocorrido, e por mais que tenham inúmeros motivos, ainda assim, não será compreensível, portanto não queira explicar o inexplicável.

Sempre que uma traição ocorre acontece dentro de um relacionamento compromissado, o efeito é sempre bombástico, conduzindo o relacionamento a uma crise; e crises devem ser enfrentadas como tal, com intervenção de crise e ajuda profissional.

Continua após publicidade

É natural que quem foi traído fique extremamente inseguro e abalado em sua autoestima, e que esses sentimentos levem a comportamentos negativos como querer vigiar o outro ou querer saber tudo que esteja fazendo, o que pode ser chato e desgastante entre ambos.

As redes sociais e grupos de amizade são fatores importantes em nossas vidas, mas se para o bem do casal e do relacionamento for necessário se absterem por um tempo, não hesitem, numa situação de crise o relacionamento deve estar acima de tudo.

Dicas para:

Continua após publicidade

Quem teve o comportamento de trair:

1. Saiba que foi você o causador da crise e, portanto, o principal papel de reparação é seu. O seu empenho e dedicação terá que ser redobrado.

2. Nutra bons sentimentos e lembranças em relação ao seu par, caso contrário, não suportará a pressão e cobranças inevitáveis, e que fazem parte do processo de esgotamento e superação do ocorrido.

3. Mesmo que você, o suposto “devedor” na relação, não se sucumba a contrariedades ou insatisfações, esta é uma boa oportunidade de promover ajustes e entendimentos.

4. Lembre-se que paciência e tolerância associadas à boa comunicação entre vocês será a chave da resolução e superação dessa crise.

Para quem foi traído:

1. Não associe o acontecimento a você. Saiba que a traição não tem nenhuma relação com você ou seu relacionamento, mas sim a uma escolha errada do seu par.

2. Não alimente sentimentos negativos dentro de você, procure apaziguar seu coração e seus pensamentos. Se quiser mesmo permanecer no relacionamento terão que reorganizar e reconquistar a confiança mútua.

3. Procure não ficar acusando ou atacando seu par, por mais que ele seja responsável pela traição. Isso não será nada agradável ou construtivo, só irá desgastar ainda mais a relação.

4. Lembre-se que o melhor caminho para permanecerem juntos é o entendimento e resolução entre vocês, e para isso a boa comunicação será fundamental.

Uma crise como essa exigirá de ambos muito empenho, dedicação,  atenção e zelo.