A mente mente!

por Thaís Petroff

Você já ouviu falar. Essa expressão? "A mente mente." Já parou para pensar no significado dela?

Continua após publicidade

A mente mente pois ela cria o que não está aqui. Ela inventa histórias que muitas vezes nem irão acontecer. Ela nos embala em seus devaneios, e por acreditarmos neles, sentimos como sendo verdades. Mas não são!

Nossa mente é um instrumento utilíssimo para planejar, organizar, programar, fazer cálculos, bolar estratégias etc. Mas ela não pode prever o futuro. Ela não pode mudar o passado. No entanto, toda vez que surgem pensamentos desse tipo nós os reforçamos dando atenção a eles. E assim "damos o recado a ela" de que ela pode continuar enviando esse tipo de pensamento.

Você já parou para pensar quantas vezes acreditou em pensamentos negativos que te vieram à cabeça e sofreu com eles? Talvez muito mais até do que tenha consciência. E dessas tantas vezes que teve um desgaste emocional prévio à situação em si, quantas vezes isso que sua mente imaginou realmente se tornou realidade do modo como você pensou?

Quanta energia gastamos alimentando os pensamentos. Mesmo os positivos, já que também não saberemos se eles ocorrerão… Estar com foco nos pensamentos te tira o foco do aqui e agora. Da sua vida que está acontecendo aqui no presente. A vida não acontece na cabeça, a vida acontece a cada momento e quanto você está na cabeça você deixa de experimentá-la.

Continua após publicidade

Situação muito comum

Quantas vezes você já se preocupou com situações que estavam acontecendo e que estavam saindo do seu controle?

Quantas vezes você já deixou de viver diversas situações, pois precisava estar ali para que as coisas saíssem "direito"?

Continua após publicidade

Quantas vezes você já teve insônia por conta de pensamentos que ficavam te incomodando?

Estratégia para se livrar do sofrimento de uma situação preocupante

Vou te ensinar uma estratégia que pode fazer uma grande diferença. Imagine essa situação que te preocupa. É bem possível que você se veja como centro dela, buscando controlar, antecipar ou resolver o problema a todo custo. Agora se imagine fora de cena. Sim! Como se você tivesse sumido, morrido, como se você não existisse. E então? Como ficam as coisas? Qual o real grau de importância que isso tem? As coisas se resolveriam mesmo sem você presente?

Quando nós compreendermos que nada é realmente tão importante é que nós também não somos tão fundamentais assim, poderemos ficar mais em paz.

Dicas finais

Duvide de seus pensamentos. Não embarque nas histórias que eles contam.

Mantenha-se presente no aqui e agora que é a única verdade que nós temos.

As coisas se construirão e tudo passará.

"Não há bem que para sempre dure e nem mal que nunca se acabe".