Como ser positivo no dia a dia

por Emilce Shrividya

Segundo a tradição do Yoga, nossas vidas pessoais estão entrelaçadas com o todo. Nós não vivemos isolados, somos afetados não só pelas nossas ações e escolhas, como também pelo karma coletivo do lugar em que vivemos, assim como pelo planeta Terra.

Continua após publicidade

Uma crise econômica em um país pode afetar a vida de pessoas em países distantes. Uma epidemia em um local pode se expandir para outros lugares. Uma boa ação, a descoberta da cura de uma doença grave ajuda a milhares de pessoas em vários continentes.

Assim, nossas escolhas pessoais também têm importância, porque podemos usar as leis do karma para ser útil, para ajudar aos necessitados, para pesquisar vacinas, para tratar os pacientes, para servir em vários setores da vida.

Eu era professora de Inglês, mas decidi ser professora de Yoga, por um profundo sentimento de gratidão e dever. Como as práticas do Yoga e da Meditação me transformaram para melhor, em todos os sentidos, e também trouxeram mudança e crescimento espiritual para minha família, decidi praticar e estudar muitos anos para ser uma professora de Yoga e de Meditação.

Escolhi ensinar Hatha Yoga, relaxamento e Meditação para ajudar as pessoas a mudarem suas vidas como eu mudei a minha e para elas serem mais calmas e felizes como eu sou.

Continua após publicidade

Senti também o dever de expandir os ensinamentos do Yoga através dos meus textos da minha coluna no Vya Estelar, e transmitir como lidar com nossa mente, como equilibrar nossas emoções, vencer o ego negativo e nos conectar com o Amor do Ser interior, fonte de toda a felicidade que buscamos.

Ao ensinar e escrever sobre Yoga, aprendo cada dia mais. Estudo, pratico a Meditação diariamente, contemplo os ensinamentos constantemente. Procuro desenvolver virtudes como paciência, altruísmo, bondade, equilíbrio, e dessa maneira, vivencio o Yoga na minha vida diária.

Como ensina o Yoga, ao ajudar alguém, nós é que somos ajudados. Aumentamos nossos créditos nos "bancos da vida" e, podemos dizer: "Obrigado por eu poder lhe servir".

Continua após publicidade

Mudar nossas escolhas e nosso jeito de fazer as coisas criará novas tendências karmicas e assim novos efeitos karmicos. E ao mudar nosso modo de pensar para uma maneira mais positiva, podemos mudar nosso jeito de agir.

Como disse o Mestre Sivananda:"Semeie um pensamento, colherá um hábito. Semeie um hábito, colherá um caráter. Semeie um caráter, e colherá um destino".

Como nosso presente é afetado por nossos pensamentos e ações do passado, nosso futuro tem tudo a ver com o que estamos fazendo agora.

O sábio yogi Vasistha resumiu a verdade sobre a teoria karmica ao dizer: "Não há força maior na Terra do que a ação correta no momento presente".

Importante compreendermos que temos escolha sobre como pensamos e agimos. Mesmo que as coisas não estejam funcionando do jeito que queremos, a lei do Karma diz que o esforço positivo inevitavelmente terá resultado. Nossas ações passadas podem ter criado obstáculos, mas nossas ações presentes poderão nos ajudar a superá-los. Todo momento tanto é resultado do nosso passado como semente do futuro.

Muitas pessoas acham que karma é apenas negativo. Mas karma significa ação, fazer. Portanto, podemos semear mudanças positivas em nossas vidas, diminuir nossos karmas negativos, criar karmas bons, e colher bons frutos de nossos bons pensamentos, palavras, atitudes e ações.

Práticas para semear mudanças positivas:

– Mude um hábito ruim. Ao abandonar um hábito como beber, fumar ou outros vícios, você pode mudar um padrão karmico e trazer uma mudança profunda em sua vida. Ao desapegar-se de um hábito negativo, você se liberta e compreende que não precisa disso para ser feliz. Pelo contrário, você percebe que era infeliz e escravizado pelos sentidos e mente negativa. Decida que você não cederá a um hábito ruim, que tira sua saúde e felicidade.

– Comece seu dia com uma intenção positiva, com agradecimento e bom humor.

– Faça suas práticas espirituais, orações e meditação com devoção e regularidade.

– Aja para o bem dos outros. Decida fazer algo gentil todos os dias. Ajude a entidades com doações. Faça algum trabalho voluntário. Sorria para as pessoas. Dê um bom dia sorridente para seu zelador, para sua funcionária doméstica.

– Ouça o que as pessoas têm a dizer. Esteja presente para elas, em vez de ficar apenas conectado ao celular, à televisão, ou ficar perdido em seus pensamentos egoístas. Olhe nos olhos delas, ouvindo com atenção o que dizem. Isso é expressar afeição. Ao dar amor, você receberá amor.

– Evite comentários críticos. Tenha o controle de pensar porque está fazendo isso. Se precisar repreender alguém, procure ter o autodomínio de falar com gentileza, sem agressividade. Se não conseguir esse controle, não se culpe. Consiga em outras vezes.

– Desenvolva virtudes como paciência, compaixão, bondade, tolerância para vencer a raiva. A raiva é um grande inimigo e causador de muitos karmas negativos. Quando uma pessoa é dominada pela raiva, perde muitos méritos.

– Liberte-se do egoísmo. Um antídoto para essa tendência é fazer algo positivo para os outros. Doe dinheiro, roupas ainda boas para quem precisa em vez de ficar guardando sem necessidade nos armários. Doe seu tempo para ensinar um filho, cuidar de um neto com carinho e amor.

– Faça boas ações boas com motivação benéfica. E estará criando sementes positivas de um bom karma para si e para as pessoas ao seu redor.

Namaste! Deus em mim saúda, agradece e reverencia Deus em você! Fique em paz.