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Cinco dicas para reduzir a tensão no trabalho

Redação Vya Estelar 29/05/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Cinco dicas para reduzir a tensão no trabalho
Fonte: imagem Pixabay
Cuide-se: não espere a síndrome de burnout chegar

Da Redação

Excesso de responsabilidades, falta de reconhecimento profissional e pressões financeiras são grandes causadores da tensão no trabalho, mal que gera estresse e afeta a saúde física e psicológica de grande parte da população nos dias de hoje.  Quando fora de controle, essa tensão pode gerar um alto nível de esgotamento profissional, prejudicando não só a saúde, mas também a performance e a carreira. E existe uma fórmula para combatê-la?
 
Não existe uma fórmula milagrosa, mas algumas atitudes podem ajudar a aliviar a tensão e aprender a lidar com as exigências, elevando a sua performance. A coach Villela da Matta lista as 5 principais estratégias que podem ajudar a reduzir a tensão no trabalho.
 
1. Mude sua forma de pensar

Assuma de vez que responsabilidades, decepções e conflitos sempre estarão no seu caminho. Quando sua mente estiver preparada para aceitar desafios, você estará preparado para transformá-los em oportunidades de crescimento.
 
2. Mantenha relacionamentos saudáveis

Relacionamentos saudáveis são fundamentais para uma vida corporativa positiva e produtiva. O segredo para minimizar as tensões, nesse caso, é aceitar as pessoas como elas são. Ou seja, aceitar suas respectivas forças e limitações. Sabendo lidar melhor com seus chefes, clientes e colegas de trabalho, você evitará conflitos e os enxergará sob novas perspectivas.
 
3. Cultive a positividade

Encarar os desafios de forma mais positiva o ajudará a viver de forma mais edificante. Comece pelas pequenas atitudes, como um sorriso e pequenas demonstrações de gratidão e respeito. Você notará que as pessoas serão tocadas por isso e, aos poucos, o ambiente de trabalho ficará mais leve. A ideia é intensificar até que consiga encarar os desafios como oportunidades de aprendizado e crescimento, até que a tensão se transforme em satisfação.
 
4. Pare por alguns minutos

Você é humano, o seu corpo e a sua mente têm limites. Respeite-os. Não espere a carga de trabalho extrapolar o seu limite; não espere o estresse sair do controle; não espere chegar a síndrome de burnout.  Cuide de sua saúde, sem ela, não existe performance profissional que resista.
 
5. Tenha vida pós-trabalho

O que você faz nas suas horas vagas? Mesmo que você tenha pouco tempo livre, é fundamental dedicar algumas horas especialmente para si mesmo. Pratique esportes, leia livros, vá ao cinema, viaje, saia com os amigos. Vivencie momentos de lazer, o que, além de gerar mais satisfação com a vida, trará mais satisfação no trabalho. Quanto mais prazer você tiver na vida, mais leveza você terá para enfrentar os desafios e lidará melhor com a tensão no trabalho.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como sendo um atendimento.




TAGS :

    estresse, síndrome, burnout, tensão, trabalho

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