Como estimular os filhos a arrumar os quartos?

por Blenda de Oliveira

“Preciso de dicas para estimular meus filhos a arrumarem seus quatros, pois já fiz de tudo. Às vezes quando arrumam, é pela metade e volta tudo a ser como antes, eterna bagunça. Passo até mal com essa situação. Por favor, SOCORRO!

Continua após publicidade

Resposta: Essa é uma dificuldade de muitas mães. Vale sempre diminuir as expectativas.

Não espere que eles tenham a mesma habilidade para arrumar a casa, mas especificamente, o quarto, como você. Se fizerem pela metade, mostre o aspecto positivo deles terem conseguido. Apesar de ser difícil, não arrume, e quando passar por lá, feche a porta e não olhe. Deixe que eles sintam necessidade. Dependendo da idade deles, atrele a organização ou a não organização deles a ganhos e perdas.

Arrumar o quarto é um tipo de contribuição que cada filho dá para a organização da família. Se você deixar de se organizar, eles irão cobrar, não? Então aplique a eles o mesmo princípio: não cumpriu, também perderão o direito de exigir. Sei que já tentou de tudo, mas seria importante reuni-los e definir regras. Deixá-las registradas de acordo com cada ato de descuido. Vale escrevê-las e fixá-las em algum lugar para que fique bem visível Por último, lembre-se de cuidar de você.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade