Estou errada em não querer mais lavar a roupa de meu marido?

por Anette Lewin

"Isso é minha obrigação como esposa? Quais são as obrigações dele?"

Continua após publicidade

Resposta: As regras de um relacionamento hoje em dia, são estabelecidas pelo casal. Portanto, não existe certo ou errado, depende do que foi combinado. Caso o assunto não tenha sido discutido, vale o bom senso. Vamos pensar no seguinte: marido e mulher devem colaborar de alguma forma para suprir as necessidades básicas de sobrevivência e bem-estar do casal. Quais são essas necessidades? Comer, morar, vestir, passear, criar e educar filhos quando existem, etc.

Para responder sua questão você deve se perguntar no que você está colaborando. Se você, por exemplo, contribui trabalhando e trazendo dinheiro para casa é justo que não tenha que arcar com todo o trabalho doméstico sozinha. Se não trabalha e portanto não traz o dinheiro para comer, morar, etc, sua contribuição pode ser, por exemplo, o trabalho caseiro.Ou a criação dos filhos. Ou ambos, se não há como pagar alguém para ajudar. Ou coordenar pessoas que façam esse trabalho, quando há como pagar. O que não é lógico é não contribuir! Também não é lógico mudar as regras do jogo de uma hora para outra.

Se você não quer mais lavar as roupas de seu marido, converse com ele e reveja a contribuição de cada um; faça uma lista do que ele faz por vocês e do que você faz; se essa lista estiver desequilibrada e vocês chegarem à conclusão que você contribui mais do que ele, sugira que lavar roupa seja uma tarefa dividida entre o casal . Ou que ele arque com essa tarefa. Ou pague alguém para lavar, se puder. O importante é que cada um consiga enxergar, alem de suas próprias necessidades as necessidades e possibilidades do outro e as necessidades do casal. E perceber quando é hora de brigar e quando é hora de ceder.

Atenção: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Continua após publicidade