Dez conselhos de quem atingiu a maturidade

por Irany Ferreira

Há avós que participam mais da vida dos netos adultos jovens, outros nem tanto. Não há um valor absoluto que estabeleça uma relação mais organizada entre eles. Mas após os anos 70, os avós obtiveram uma cultura com mais liberdade, menos formalidade, portanto, menos 'dureza' afetiva que, somada à popularização da psicologia, estreitou os vínculos com os netos.

Continua após publicidade

Durante a infância, os avós são mais presentes. Mas quando chega à idade adulta os avós participam menos. Os avós viveram pelo menos uns 40 ou 50 anos a mais que os netos, portanto, têm muitas histórias para compartilhar. Sendo assim, podem e devem dar conselhos aos jovens adultos.

Conflito de gerações é contornável

Os avós são de duas gerações anteriores, evidentemente, haverá choque de valores. Porém, há conselhos bem interessantes de quem atigiu a maturidade.

Dez conselhos de quem atingiu a maturidade

Continua após publicidade

"Aproveite a vida, não leve tudo tão a sério". Na acirrada competição e busca pela sobrevivência, o adulto jovem se esquece de se divertir e relaxar. Isso serve para quem faz estágio ou conclui faculdade, quando o dia de 24 horas parece não ser o suficiente.

"Para chegar 'lá' é preciso ter paciência, competência e persistência no que faz. Persista e nunca desista, mantenha a esperança e o ânimo"

Sincericídio : "Cuidado com o sincericídio – perversidade que pode matar uma relação. Diga o que pensa, mas com jeitinho"

Continua após publicidade

"Saia da rotina e se deixe conduzir pelo ritmo natural da vida, sem rigidez e com mais espontaneidade"

"Siga o caminho do meio, evite o radicalismo e o extremismo"

"Em vez de buscar o amor em coisas externas: no trabalho, no poder, na fama, no dinheiro, no sexo, no outro (a), na comida, no álcool, nas drogas… não se esqueça de buscar o amor dentro de si mesmo (a). Com a maturidade, irá descobrir que o valor mais importante da vida é o espiritual, o verdadeiro amor, o altruísmo"

"Quanto mais velho, mais atenção e zelo com o seu corpo"

"Faça amizades profícuas e não se prenda àquelas pessoas que te sugam, os vampiros emocionais"

"Leia, adquira cultura: boa música, cinema, artes plásticas, museus… Essa experiência fará diferença na sua vida"

"Administre bem o dinheiro, saiba dizer não para o desejo imediato – compra emocional"

Adultos jovens, olhem para o exemplo de vida dos avós, pois pode ser um bom caminho para as vidas pessoal e profissional.