Timidez: o que fazer quando ela atrapalha a paquera ou o convívio social?

por Eduardo Yabusaki

A timidez pode ser sim uma característica predominante na forma da pessoa se portar ou interagir com outras pessoas, seja entre familiares, amigos, estranhos, eventos sociais, enfim um sem-número de situações, que dependendo de como ocorra, refletirá na vida pessoa, podendo se tornar um grande problema ou apenas uma característica que em nada interfere. Isso dependerá fundamentalmente dos efeitos dessa timidez na vida e realidade de cada um.

Continua após publicidade

Do que estamos falando: existem pessoas que são tímidas e que no convívio cotidiano se superam e conseguem participar e se manifestar nas situações corriqueiras, sem que isso demande grande esforço ou imponha algum sofrimento, e assim, conseguem conviver com essa característica sem que a mesma prejudique ou atrapalhe suas relações interpessoais.

Entretanto, existem pessoas tímidas que se sucumbem a tal característica, ou seja, não conseguem ter uma situação social ou de convivência cotidiana com outras pessoas sem que haja um estresse envolvido. Ou seja, ela fica incomodada, pois não consegue se manifestar ou se expor em público ou mesmo numa interação mais particular e próxima.

Tal situação em que a timidez predomine e impeça iniciativas ou tentativas da pessoa se expor, inclusive atrapalhando em possíveis situações de se relacionar mais intimamente, como na paquera, a pessoa pode viver um sofrimento que não só irá inibi-la, como dificultar ainda mais a exposição ou mesmo a superação de sua timidez.

Nessas condições é preciso que se tenha alguns cuidados e atenção, pois é necessário enfrentar e superar essa característica.

Continua após publicidade

Como superar a timidez?

1. Inicialmente procure se expor em ambientes que lhe sejam confortáveis e com os quais se identifique, ou seja, pouco propensos a lhe gerar ansiedade, angústia, preocupação ou estresse.

2. Saiba que a ansiedade e tensão fazem parte da situação de estresse e não da timidez. Portanto, procure sempre ficar tranquilo e relaxado para tentar qualquer aproximação para uma paquera.

Continua após publicidade

3. Na hora da paquera, reconheça sempre seus bons valores e características positivas. Acredite sempre no seu melhor e procure expor tudo o que você tem de bom, positivo e agradável.

4. Não fique pensando em como será a receptividade do outro, tenha claro que a outra pessoa também pode ter dificuldades ou até mesmo ser tímida também.

5. Procure sempre respirar com tranquilidade, ela vai ditar tudo: o ritmo do seu coração, da sua fala e dos seus pensamentos. Se respirar rápido, tudo vai acelerar. Respiração tranquila e ritmada irá te acalmar. Lembre-se que tranquilidade e serenidade são a chave para enfrentar sua timidez.

6. Não tenha receios sobre o que irá falar, procure ser sempre o mais claro, autêntico e transparente, pois só assim se sentirá sendo você mesmo, verdadeiro e confortável.

7. Não tema em falar da própria timidez, isso poderá te ajudar a se tranquilizar e mesmo ser melhor compreendido por quem esteja paquerando.

Se mesmo com estas dicas, ainda assim estiver muito difícil, ou esteja gerando muita angústia e sofrimento, ou ainda, não esteja conseguido se aproximar e se expor, não hesite em procurar por ajuda de um psicoterapeuta. A timidez pode ser superada de forma mais fácil do que possa imaginar, não adie a sua felicidade.