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Consumo regular de algas traz benefícios à saúde

Redação Vya Estelar 15/06/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Consumo regular de algas traz benefícios à saúde
Fonte: Google Imagens
Além do sushi, podem ser usadas em saladas e sopas

Da Redação

Foi-se o tempo em que as algas estavam presentes apenas na alimentação japonesa. Pela riqueza nutricional, cada vez mais, as algas marinhas ganham espaço numa dieta saudável e equilibrada.

Só para se ter ideia, elas possuem diversos minerais, como cálcio (são muito mais ricas em cálcio que os produtos lácteos), ferro e iodo, além de oligoelementos como cobre, zinco, estrôncio, cobalto, níquel, molibdênio, chumbo, estanho, vanádio, bromo, prata, cromo, bário, lítio e bismuto. Achou exagero? Calma, que tem mais.

O médico nutrólogo Theo Webert afirma que as algas são ricas em proteínas, carboidratos e Vitamina A. “Podemos encontrar esses benefícios tanto nas algas de água salgada como nas de água doce”, explica. As algas têm uma considerável semelhança com vegetais terrestres, mas elas são formadas por uma estrutura simples, sem caule, raízes ou folhas.

Se consumidas com regularidade, elas podem agir como um poderoso antibiótico e acabam evitando possíveis formações de tumores, purificam o sangue e ainda ajudam na eliminação de possíveis complicações causadas por toxinas presentes na alimentação.

Além disso, pela grande proporção de fibras, as algas constituem um complemento ideal nas dietas de emagrecimento. Além de satisfazerem o prazer de comer, proporcionam a sensação de estômago cheio e saciado pela dilatação da fibra.

Quem busca nas algas uma fonte de nutrientes pode adquiri-las mais frequentemente em lojas de produtos orientais ou mesmo em casa especializaras em alimentação natural.

“Quando consumidas frescas, as algas devem ser deixadas de molho para atenuar sua salinidade. As que são apresentadas em embalagens comerciais já foram previamente lavadas e secas e devem ser deixadas de molho para hidratação e regresso à consistência natural”, explica o médico.

No mercado, os tipos mais encontrados são: nori, kombu, hijiki e wakame, todas de origem oriental.

Benefícios das algas:

- Auxiliam na diminuição do colesterol e previnem a arteriosclerose e a hipertensão;

- Se consumidas diariamente, elevam a oxigenação e fornecem uma ação com diversos benefícios sobre diversas partes do corpo, das glândulas, coração, artérias, fígado, rins, além de proporcionarem uma inacreditável força vital;

- proporciona reequilíbrio nutricional;

- seu consumo equilibrado auxilia no tratamento de reumatismo e artrite;

- normaliza a pressão alta;

- acaba com prisão de ventre, trata a diarreia;

- ameniza e ainda auxilia para o fim da bronquite, enfisema e reequilibram as funções da tireoide.

*Micronutrientes ou oligoelemento são elementos necessários à manutenção de algum organismo, como no caso do cromo para o corpo humano, necessário em quantidades extremamente pequenas, e de alguns metais para plantas.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico ou nutrólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento. Evite sempre a automedicação.




TAGS :

    algas, benefícios, saúde, sopas, saladas, emagrecer, fibras

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