Como lidar com flashback de md cristal, ice, speed, glass e chalk?

por Danilo Baltieri

"Tomei md cristal em dezembro de 2015. Desde então estou tendo flashbacks direto. O que posso fazer pra melhorar ?"

Continua após publicidade

Resposta: Cristal é um dos nomes populares para a substância conhecida como meta-anfetamina. Outros nomes usados nas ruas são: "ice", "speed", "glass", "chalk". Trata-se de substância tóxica e com efeitos mais duradouros do que a própria anfetamina.

A meta-anfetamina é uma substância com grande potencial para induzir dependência. Seus efeitos, após mesmo um único uso, podem perdurar por semanas ou meses. Cerca de 12 milhões de americanos têm relatado o uso na vida dessa substância, o que demonstra alta prevalência do consumo.

O cristal pode ser fumado, inalado ou mesmo injetado.

Dentre os efeitos agudos provocados por esta substância, destacamos:

Continua após publicidade

a) estado de alerta;
b) sensação de euforia;
c) sensação de aumento de energia;
d) sensação de ter maior habilidade para resolver problemas;
e) aumento da libido.

Entretanto, efeitos não prazerosos podem também ocorrer, tais como:

a) perda do apetite;
b) significativa redução do peso;
c) flutuações do humor;
d) aumento da temperatura corporal;
e) comportamentos violentos ou inadequados;
f) tremores;
g) convulsões;
h) arritmias cardíacas;
i) insônia duradoura.

Continua após publicidade

O uso regular do cristal pode induzir quadros de depressão, ansiedade, paranoia, graves modificações comportamentais e transtornos do sono. Dentre outros efeitos possíveis entre usuários regulares dessa substância, destacamos:

a) sintomas psicóticos (delírios e alucinações) mais persistentes;
b) isolamento social;
c) doenças cardiovasculares;
d) danos irreversíveis ao coração e ao cérebro;
e) envelhecimento precoce;
f) coma.

A meta-anfetamina pode induzir quadro de síndrome de dependência, o que implica em sintomas como tolerância (necessidade de doses progressivamente maiores para obtenção dos sintomas prazerosos anteriormente sentidos), padrão recorrente do uso, tempo grande para recuperação dos efeitos da droga, estreitamento do repertório das atividades diárias, perda do controle diante do consumo da substância, síndrome de abstinência. Dentre os sintomas na síndrome de abstinência, podemos destacar:

a) sintomas depressivos;
b) importantes alterações no padrão do sono;
c) falta de energia;
d) aumento do apetite;
e) coceira (nos olhos tem sido referida com frequência);
f) fissura intensa pela droga.

Flashback ou 'Distúrbio Persistente da Percepção' podem ocorrer tanto entre usuários recreativos quanto regulares. É mais comumente registrado entre usuários de LSD, ketamina ou outras substâncias dissociativas.

Trata-se de episódios espontâneos, repetitivos ou recorrentes, caracterizados por alguma forma de distorção perceptiva originalmente causada pelo consumo recente da substância, mas que acabam acontecendo semanas ou meses após o último uso da droga.

Esses episódios podem incluir alucinações, mas mais comumente consistem em alterações visuais, tais como "ver" falsos movimentos de objetos, observar "flashs" luminosos e brilhantes, ou vislumbrar cores e movimentos. Esses episódios costumam ser persistentes e duradouros e, em alguns casos, podem persistir por anos após a interrupção do consumo da substância.

Como esses sintomas podem também ocorrer em outras doenças médicas, muitas vezes o diagnóstico é retardado. Dessa forma, o médico deve conhecer todo o histórico do seu paciente e o paciente não deve esconder nenhum detalhe do seu médico.

Infelizmente, não existe tratamento estabelecido para este quadro. No entanto, algumas medicações, principalmente os antidepressivos, podem reduzir os sintomas. Psicoterapia pode ajudar o paciente a separar essas experiências involuntárias e espontâneas das vivências reais, bem como auxiliar a reduzir o medo e a ansiedade gerados por tais experiências.

De qualquer forma, você deve procurar um médico especialista, revelar o seu histórico adequadamente, e verificar com exatidão qual é o seu problema. É importante notar que os episódios de "flashback", então originalmente gerados pelo abuso de substâncias dissociativas, podem também ser disparados pelo consumo de outras substâncias, como maconha e álcool.

Não perca tempo!!!

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracterizam como sendo um atendimento.