Meu marido prefere me dar o dinheiro ao invés de comprar o presente para mim

Por Anette Lewin

Depoimento de uma leitora:
        
“Venho aqui falar sobre o que me deixa triste. Há poucos dias foi meu aniversário. Dois dias antes pedi um anel que não passava de 50 reais. Ele disse que ia me dar o dinheiro, porque não sabia escolher o anel. Falei pra ele escolher um que achasse bonito. Tudo bem. Ele falou que ia comprar. Saiu em dois dias seguidos, saiu no meu aniversário, e eu iludida, pensei que ele tinha ido comprar. Achei que ele ia me fazer uma surpresa, mas na verdade ele foi pagar a Internet. Ele prometeu pro irmão dele de 3 anos comprar um play 2 e hoje, um dia após o meu aniversário, ele foi lá e comprou um videogame para ele de 200 reais. Poxa, fiquei triste, pois pedi um presente barato e ele não comprou. Estou muito chateada, sinto que não sou importante. Arrumo as coisas dele, lavo roupa, faço comida pra ele e no dia do meu aniversário não ganho nada, nem em outros dias. Me sinto triste; até com um presente de 10 reais eu ficaria muito feliz. Agora ele foi lá e comprou um play 2 pro irmão dele de 3 anos. Acho isso errado. O que devo fazer? Conversa não adianta. Sem contar que minha sogra me faz de escrava e eu sou muito boa e não sei dizer não; ela quer que eu lave dobre e guarde as roupas dela. Não aguento mais isso.”

Continua após publicidade

Resposta: Seu marido disse que preferia dar dinheiro para que você comprasse seu anel, porque ele não sabia escolher o anel. Parece que ele foi bem claro. Você tentou forçá-lo a fazer o que ele nitidamente não sabe, ou não consegue fazer e acabou ficando sem presente. Fim da história.

Existem bandidos e mocinhos nessa história? Não me parece. O que existe é uma dificuldade sua de perceber as limitações dele e uma dificuldade dele de correr riscos só porque você quer que ele se arrisque. Sim, ele parece uma pessoa que quer agradar, mas não quer correr o risco de errar em suas tentativas. Daí que fica muito mais fácil para ele dar presentes para quem diz claramente o que quer. Ele acreditava que o irmão ia se sentir feliz com o videogame. E ele não tinha certeza que você fosse se sentir feliz com um anel escolhido por ele. Assim preferiu o certo ao incerto.

Vale a pena, nesse sentido, você refletir sobre o quanto você demonstra o que agrada você. Pelo seu relato, parece que ele ouve de você mais críticas do que elogios quando tenta agradar. Parece também que nem você mesma sabe direito o que quer dele; que imagina, de um jeito fantasioso, que ele tem que adivinhar o que deve fazer para agradar, que ele tem que surpreender você. Será que é isso? Será que você espera ser surpreendida? Bem, se assim for, vale a pena você avaliar se a pessoa que você escolheu para ser seu par consegue fazer isso. Pense: essa pessoa é dada a fazer surpresas? Ou você a escolheu justamente porque ela está sempre ao seu lado, mas é previsível? Tente entender a escolha que você fez. Quando se escolhe alguém com certas características, é importante entender que a pessoa dificilmente mudará. E o mais lógico é aceitar essa pessoa do jeito que ela é.

Assim, se você deseja ser surpreendida, busque surpresas em novas atividades, novos contatos, novos desafios. Seu marido pode até aprender, com o tempo, como fazer para agradar você, mas é imprescindível que você colabore nesse processo. Se ficar reclamando ou criticando qualquer atitude que ele tome, dificilmente ele tentará fazer algo para agradar você.

Continua após publicidade

Episódio do anel

Voltemos ao episódio do anel. Para começar: em geral, homens não prestam muita atenção em enfeites femininos. Portanto, não conseguem avaliar se um enfeite é bonito, está na moda ou agrada especificamente à sua mulher. Se ele quis dar a você o dinheiro para comprar o anel, você poderia ter aceitado o dinheiro, comprado o anel, mostrado o anel que lhe agradou a ele e agradecido pelo presente. Ou poderia ir junto com ele comprar o anel, comentar por que gosta de um e não de outro e trocar um sorriso de agradecimento ao sair da loja. Tanto ele quanto você se sentiriam bem e ele tenderia a repetir essa situação mais vezes. Mas você queria que as coisas fossem exatamente como você imaginou, não é? E assim acabou decepcionando tanto ele quanto você mesma. E quem saiu ganhando foi o irmão de 3 anos que provavelmente se divertiu muito com o presente e fez seu marido se sentir gratificado.

As queixas que você faz sobre sua sogra também, provavelmente, estão ligadas à sua dificuldade de expor seus sentimentos de uma forma adequada.

Continua após publicidade

Como foi dito acima, parece que nem você mesma sabe direito o que quer. Quer agradar a sogra e acaba não agradando a você mesma.

Da mesma forma que é importante saber dizer sim quando alguém tenta agradar você, é importante aprender a dizer não quando alguém ultrapassa seus limites. Caso contrário, a sensação de insatisfação será sua mais frequente companhia.

Assim, reavalie seus comportamentos, seus desejos suas emoções e tente entender melhor o que você pode esperar de seu marido sem criar na sua imaginação um marido que não existe. E lembre-se de mostrar gratidão quando seu marido se empenha em agradar você. Mesmo que ele não acerte em cheio nos agrados, o que vale, em termos de troca afetiva, são as tentativas que ele faz e seu reconhecimento do esforço dele para agradar. Presentes materiais são passageiros. Momentos de carinho e cumplicidade ficarão eternamente em sua memória.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.