Como lidar com meu enteado mal-educado?

por Blenda de Oliveira   

Depoimento de uma leitora:

Continua após publicidade

"Meu enteado tem 6 anos e vem passar férias conosco, mas nem o pai nem eu o aguentamos. Ele não tem rotina para dormir e nem para comer; é mal-educado e grita com o pai e comigo. Ele é criado pelos avós maternos, e pelo que percebi, não souberam impor regras. Eu como madrasta não posso intervir muito, mas sei que se ele vier morar conosco, nosso casamento não irá adiante. Por favor, me dê uma orientação."

Resposta: Seria interessante que você e seu marido estivessem acordados em não manter, com seu enteado, a situação de não limite.

Se vocês estão juntos vocês devem ter a autoridade compartilhada. Claro, que isso deve se dado uma forma gradual, já que não conseguirão mudar de um momento para o outro.

Vocês sofrem mas, com certeza, a criança sofre muito. Uma criança sem limites não é uma criança cuidada. Se ele tem o pai, tem alguém que pode e deve cuidar. Desistir do filho e atribuir à criança a culpa pela falta de limites me parece injusto e negligente com a criança.

Continua após publicidade

Uma criança, por si só, não tem o poder de acabar um casamento. É a presença de uma autoridade firme, amorosa e cuidadosa que dá o tom para a criança. Quem é responsável por isso são os adultos.

Sugiro que conversem e entrem em um acordo de como agir com seu enteado e, claro, que não tenham divergências sérias. Você não é a mãe, mas poderá ajudar muito, desde que seu marido concorde e se empenhe também.

Crianças respondem bem aos cuidados amorosos, a firmeza e aos limites quando bem colocados e coerentes. No caso dele, pode levar um tempo, mas há muitas chances. Ele tem só 6 anos!

Continua após publicidade

Boa sorte!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.