Renato Miranda, Dr.em Psicologia do Esporte, lança livro no espaço cultural Excalibur

Por Ângelo Medina

Apresentação do livro Fluxo e comportamento humano: uma psicologia para o esporte – clique aqui e compre o livro

Continua após publicidade

Todo movimento (a alma do esporte), começa na mente… Um corpo veloz salta ‘olímpica_mente’ fomentado por um impulso felino; ou então… um drible matreiro, maroto e o gol de placa!

Ficamos inebriados frente àquela jogada olímpica, que ao nosso olhar, parece fácil, mágica! Mas é fruto de árduo esforço e muita disciplina.
Ninguém sabe o que se passa na mente desse atleta capaz de executar essas façanhas. O que ele pensou? Como essa mente prodigiosa, de campeão, arquitetou o quase inatingível?    
     
A Psicologia do Esporte está aí para nos ajudar a desvelar esse grande mistério… Mas sua importância ainda não é bem disseminada no ambiente esportivo.

O corpo bem treinado só responde tão ‘pronta_mente’, pois está em perfeita harmonia com uma mente serena e emocionalmente equilibrada. Tudo isso só torna-se possível graças ao desenvolvimento de um conjunto de habilidades ‘comporta_mentais’, promotoras do alto desempenho.

Os grandes gênios do esporte primam por tais habilidades, entre eles: Ayrton Senna e campeões olímpicos como Dara Torres, Ulrike Meyfarth, Alain Mimoun e Emil Zatopek. Distante dos corredores acadêmicos, eles têm suas inquietantes proezas contadas por aqui. Todos eles de forma intuitiva (ou não), fluíam… Mas o que significa fluir?  O flow (fluxo ou fluidez) é um ESTADO mental no qual você e a tarefa se integram de tal forma que se tornam unos e se fundem. Você fica totalmente absorto, perde a noção do tempo, sente tanto prazer em realizar a atividade, que a tarefa torna-se autotélica – sua finalidade está em si mesma.      

Continua após publicidade

Esse estado mental de fluidez só tem condições de ocorrer –  e sendo conciso ao extremo – por conta de uma simples palavra com presença marcante no livro, chamada psicofísico. Afinal, é o desenvolvimento equânime desses dois aspectos, o psicológico e o físico, que moldam um atleta completo e diferenciado – um aspecto não SOBREVIVE ou se mantém sem o outro. Sem equilíbrio psicofísico e emocional, todo o tempo gasto em preparo físico e tático pode cair por terra, principalmente quando esse atleta é exposto à forte pressão e grandes desafios. Isso independe do nível da competição, se é uma Copa do Mundo ou um simples torneio: o atleta sentirá o peso e a responsabilidade (se cobrará!) por obter um bom desempenho.  

Renato Miranda expõe isso na prática ao explicar por que não vale a pena ser o favorito em uma Copa do Mundo; sofremos o inesquecível 7×1 contra a Alemanha em 2014.

Não é exagero nenhum falar que se os jogadores da Seleção Brasileira, com baixo amadurecimento emocional demonstrado naquele jogo, se conhecessem e tivessem internalizadas as condições para favorecer o fluir, o resultado teria sido diferente.

Continua após publicidade

Um importante fator dessa derrota é decorrente de uma cultura esportiva, voltada principalmente para o aspecto físico. Investe-se muita energia e tempo no preparo físico e tático de atletas e o aspecto mental fica em segundo plano.

Isso equivale a enxergar o mundo pela fresta de uma porta, e o atleta não é visto como um TODO.

Desconhecimento

Há mais de uma década, edito a coluna Psicologia do Esporte, assinada pelo Renato no site Vya Estelar, e desde então, tive a oportunidade de, em certas ocasiões, mencionar sobre o flow-feeling com profissionais de Educação Física, formados em Universidades Federais renomadas, e nenhum deles tinha sequer ouvido falar do conceito.

Ative-me bastante tempo falando sobre o flow, pois ele é o fio condutor do livro, mas esse não pode ser dissociado de uma série de habilidades atreladas à prática esportiva, que o autor mostra como pôr em prática: amadurecimento emocional, motivação, percepção, concentração, autocontrole, autodeterminação, autoeficácia, autorrealização…

Por tudo isso, não é redundante dizer: a leitura desse livro é indispensável a profissionais e alunos de Educação Física, treinadores, atletas e esportistas – profissionais e amadores.  

Portanto, fluam na leitura, no esporte e na vida!    

Ângelo Medina é jornalista e editor do site www.vyaestelar.com.br         

Serviço

Fluxo e comportamento humano: uma psicologia para o esporte (ED. Editar). 182 pags. R$40,00

Onde comprar? Espaço cultural Excalibur – rua São Mateus 265,  Tel  (32) 3211 0373