O que é meditação?

por Saulo Fong

A meditação é uma palavra cada vez mais buscada por aqueles que desejam cuidar da sua saúde emocional e mental, mas afinal o que é meditação?

Continua após publicidade

Muitas religiões e culturas se apropriaram deste termo para representar suas próprias práticas. Por isso é comum encontrar diferentes atividades que são chamadas de meditação. Isso pode confundir a pessoa leiga que está em busca de informações.

Há linhas que consideram exercícios de visualização como meditação. Outras que consideram a entonação de sons como meditação. Há também aquelas que consideram certos tipos de movimento físico como meditação.

Na minha opinião e experiência, todas essas práticas podem ou não ser consideradas meditação.

Elas podem ser consideradas meditação quando ajudam a sua mente a focar no momento presente, ajudando-o a entrar em contato com  seu corpo, sua mente, suas emoções e com a Consciência que está por trás de todos estes aspectos.

Continua após publicidade

Elas deixam de se tornar meditação quando realizadas de forma automática, deixando que a mente se perca em pensamentos aleatórios, fugindo assim do momento presente.

Por isso, eu prefiro diferenciar as técnicas meditativas do estado de meditação. As técnicas meditativas seriam os exercícios e as práticas para se treinar o estado de meditação.

Já o estado de meditação ocorre quando você está presente e conectado com suas sensações (corpo), suas emoções e pensamentos (mente), e com tudo aquilo que acontece dentro e fora de você no aqui e agora.

Continua após publicidade

É caracterizado por um estado de atenção, de auto-observação e autocontemplação de todos os aspectos que compõe o seu Ser.

Por isso, qualquer atividade pode servir como estímulo para você praticar o estado de meditação.

Experimente agora trazer a sua percepção para seu corpo e perceber como estas palavras reverberam em você. Perceba como está sua respiração e quais pensamentos estão passando pela sua mente sem tentar controlar ou alterar algo.

Você acabou de passar por um momento de meditação.