Conheça os óleos antifrio

por Sônia Corazza

Êta frio danado, que vem fazendo no Sul e Sudeste do Brasil! O inverno resseca pele e cabelos, tornando suas superfícies ásperas e  descamativas.

Continua após publicidade

Vou dar a dica de alguns óleos que lubrificam pele e cabelos, para serem usados ainda no chuveiro, antes do último enxágue.

Algodão

O óleo de algodão é proveniente da semente do algodão (Gossypium spp) estabilizado, rico em vitamina F e apresenta excelentes propriedades emolientes, nutritivas, protetoras e restauradoras dos cabelos. Também restaura a elasticidade natural da pele, além de atuar como verdadeiro escudo antirressecamento.

Argan

Continua após publicidade

Óleo rico em ácidos graxos, ômega 9 e ômega 6, além de carotenoides, esteróis, esqualeno e alto teor de agentes antioxidantes que agem impedindo a perda de hidratação na pele e nos  cabelos. Confere nutrição profunda e ajuda a restaurar a flexibilidade natural dos fios extrassecos ou danificados por processos químicos. Também ajuda combater a formação de frizz, restaura o brilho e a elasticidade dos fios.
 
Coco

É extraído a partir da polpa do coco fresco maduro  e apresenta um alto índice de ácido láurico, ácido mirístico e ácido caprílico, entre outros. É um excelente agente condicionador para o cabelo se aplicado em pequenas quantidades nas pontas, com o cabelo limpo. Também faz uma mudança imediata na textura e hidratação da pele, até nas cutículas soltas e inflamadas.
 
Oliva

É rico em agentes emolientes e nutritivos que restauram a flexibilidade natural dos cabelos ressecados; na pele deixa um sensorial sedoso muito agradável.

Continua após publicidade

Macadâmia

Nutre o cabelo e ajuda a controlar o volume e a formação do frizz. Também tem ação regenerativa e dá um aspecto saudável à pele. Devido ao seu potencial hidratante e reconstrutor para os fios, traz de volta o brilho, melhora a elasticidade e confere um efeito de condicionamento de longa duração.
 
Lembre-se que os óleos vegetais puros não possuem  perfume, ao contrário, têm um odor graxo bem característico.

Se você quiser sair do banho com pele e cabelos perfumados pelo do “banho de óleo”, acrescente algumas gotas de óleo essencial de lavanda, laranja doce ou outro de sua preferência para ganhar ainda mais benefícios nesse verdadeira terapia vegetal.