imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Tenho medo de morrer e de ficar doente. O que fazer?

O importante seria saber o que originou esse estado

por Eduardo Ferreira Santos

Depoimento de uma leitora:

“Estou passando por momentos muitos difíceis, pois ultimamente tenho sentido umas coisas estranhas: medo da morte, medo de ter uma doença fatal. Isto está me prejudicando muito no meu trabalho e na vida  pessoal. E tenho umas suadeiras nas mãos e fico com o coração acelerado. Acho logo que vou ter um infarto e tenho a sensação de que vou enlouquecer. Peço seus conselhos.”

Resposta: O que você está apresentando parece um quadro agudo de Transtorno de Ansiedade, que se for esporádico pode significar uma crise de Pânico. O que está havendo é uma liberação aumentada de adrenalina, levando a todos esses sintomas somáticos.

O importante seria saber o que originou esse estado. O que será que aconteceu em sua vida, recentemente, ou até há muito tempo, que tenha sido vivido por você como um trauma?

Pode até não ser um trauma único, mas sim uma vivência traumática, angustiante, ameaçadora que esteja desencadeando este quadro.

O melhor mesmo é você procurar um psiquiatra psicoterapeuta que poderá avaliá-la melhor e, assim, tratá-la medicamentosa e psicoterapeuticamente.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?