Como vencer o medo?

por Thaís Petroff

O medo sempre fez parte da vida do ser humano. O homem primitivo tinha medo dos grandes animais, pois eles poderiam devorá-lo. O homem bárbaro tinha medo de invasões das tribos inimigas, pois essas poderiam ferir sua família e tirar-lhe a casa. O homem moderno por sua vez também tem inúmeros medos como: perder o emprego, ficar sozinho etc.

Continua após publicidade

O medo não é por si só nem um sentimento ruim e nem bom. Ele é somente um sinalizador de que há algo ali para ser observado. Ele provém de uma percepção ou pensamento que temos de que há alguma ameaça contra nós.

O grande problema do medo hoje em dia é que muitas vezes ele gira muito mais em torno de criações da nossa cabeça sem que essas realmente tenham fundamento.

Somos hoje seres que valorizam demais a parte racional e mental e tudo que nos passa pela cabeça tem uma importância muito grande. Desse modo, todas as crenças que desenvolvemos (seja porque nossos pais as plantaram, porque o padre ou pastor disse ou por que se estabeleceu por uma experiência que você teve) tem um peso muito grande para nós, a ponto de nos motivarem ou nos paralisarem.

Desse modo, nossos medos são todos baseados em crenças que construímos e alguns podem ter base na realidade, mas a grande maioria não tem.

Continua após publicidade

Como fazer então para vencê-los?

O caminho para vencer o medo é composto por aumentar seu conhecimento sobre aquele assunto que você teme (e com isso atualizar as crenças que você tem) e fortalecer a si mesmo.

Quando você conhece mais sobre aquilo que teme (e isso muitas vezes envolve conhecer mais sobre si mesmo também) você percebe muitas vezes que aquilo que acreditava era distorcido, ou seja, não era a realidade. Quando você se fortalece (e isso também perpassa pelo caminho do autoconhecimento) você se sente mais confiante para enfrentar as situações, sejam elas quais forem. Muitas vezes, faz parte inclusive desse fortalecimento, encarar as situações que se teme, percebendo sua capacidade de dar conta delas e superá-las.

Continua após publicidade

O medo se torna então uma direção a seguir e não para fugir.

Experimente! Você pode aprender muito sobre você mesmo(a) e sobre a vida parando de se esquivar dos medos que tem.