Coragem e alegria: duas atitudes que ajudam a manter a vida em equilíbrio

por Emilce Shrividya

A Filosofia do Yoga nos ensina que precisamos desenvolver coragem e alegria interior para manter a nossa vida em equilíbrio.

Continua após publicidade

Concordemos ou não, nossa vinda a esse planeta é uma escolha nossa. Nascemos nesse planeta para realizar muitas tarefas e para nosso crescimento espiritual. Quer aceitemos essa escolha ou não, quer as coisas estejam indo bem ou não, temos que encarar nossa vida com coragem e aceitação e realizar o propósito de nosso nascimento.

Não nascemos aqui apenas para passar alguns anos, nos divertir, casar, ter filhos, ganhar dinheiro, viajar e morrer. A nossa missão é o desenvolvimento de virtudes e maturidade.  

Não é simplesmente termos coragem ao enfrentar uma crise ou situação difícil. Nem sentimos contentamento em apenas alcançar o que queríamos. Precisamos ter a coragem de encontrar o melhor resultado em cada situação.

Termos que decidir como vamos enfrentar os desafios que a vida nos apresenta. Podemos nos sentir desanimados e pessimistas ou superarmos esses sentimentos negativos com uma mente positiva e atitude determinada para vencer os obstáculos diários.

Continua após publicidade

Em vez de nos sentirmos derrotados ou deprimidos podemos segurar as rédeas de nossa vida de acordo com nossos pensamentos, sentimentos e atitudes. Tudo depende do modo com abordamos os acontecimentos. A escolha é nossa.

Não é fácil sentir coragem

A coragem é uma virtude que engloba muitas qualidades como aceitação da vida, gratidão, força interior, generosidade, compaixão, bondade e aprendizado. Na medida em que vamos desenvolvendo essas virtudes, nós afastamos as negatividades, transformamos a adversidade em crescimento e sentimos contentamento interior.

Continua após publicidade

Não é fácil sentir coragem, mas precisamos saber que ela está dentro de nós. Para despertá-la, é necessário firme determinação e confiança no Ser interior, que é a chama divina em nós.

Ter coragem não significa aceitar passivamente o que acontece. Não é fazer tudo o que você quer para provar que é corajoso. Ser corajoso não é dizer: “Que posso fazer? É meu carma”. Ter coragem é encarar os desafios com autoconfiança, fé e força interior.

Viva sua vida corajosamente, compreendendo que seus problemas não são maiores que você. Enfrente suas dificuldades, sabendo que nada é mais forte que você. Torne-se autoconfiante e positivo. Reconheça sua coragem interior, invocando o poder de Deus que habita em você.

Invoque a Luz divina dentro de você. Repita e sinta com sua alma:

“Ó Deus que está no profundo da minha alma, ó força infinita, manifestai-Vos em mim”.                 

“Eu sou forte, forte, forte, eu faço parte de Deus, Deus é força e estou cheio de força”.

Descubra sua força interior e saiba lidar com as exigências de cada momento, com aceitação, esperança, fé, mente positiva. Tenha coragem de dominar suas emoções, seus impulsos e suas explosões de raiva. Tenha autodomínio sobre seus sentidos. Esteja aberto para aprender sempre com as lições da vida. E, permita que a coragem e contentamento conservem sua vida em equilíbrio.

Lembre-se que nossa missão na Terra, é desenvolver os tesouros interiores, superar nosso medo e fraquezas, evoluir espiritualmente e nos conectar com a divindade em nosso interior.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!