Como saber se estou numa relação kármica?

por Emilce Shrividya Starling

Todas as pessoas que surgem em nossas vidas têm karma conosco. Nenhum encontro é por acaso. Um relacionamento kármico, porém, é diferente, porque é aquele em que somos predestinados para aquela pessoa e temos compromisso karmico com ela.

Continua após publicidade

O karma é um assunto polêmico e misterioso e todos fazem muitas perguntas sobre ele. Vamos refletir agora sobre alguns aspectos dos relacionamentos kármicos.

Quando você sabe que está em uma relação kármica?

Você sabe que está em uma relação kármica quando se sente inexplicavelmente atraído por alguém, quando o outro tem forte influência em sua vida, ou mesmo quando tenta sair daquela relação, mas não consegue.

Amor à primeira vista e romance são sinais de relações kármicas. Segundo o Yoga, karma é o "imã que une pessoas e a cola que as mantêm". O sentimento de apaixonar-se é "o gancho que o coloca no lugar para o karma se resolver".

Continua após publicidade

Muitas vezes, depois de anos de convívio, surgem conflitos, desavenças e desarmonia entre os casais. E, muitos não entendem porque apesar desse desgaste, ainda continuam juntos. Frequentemente, eles permanecem ligados, porque eles têm algo para resgatar juntos. Têm dívidas passadas de outras vidas a serem quitadas.

O Yoga nos ensina que as pessoas de relacionamento difícil em nossas vidas são como Mestres nos ensinando, purificando nosso ego, aprimorando nosso espírito e que devemos agradecer a presença delas em nossa vida. Por causa delas, desenvolvemos virtudes, exercemos o perdão, polimos e lapidamos nossas arestas. Elas são importantes em nossa transformação pessoal e evolução espiritual.

O que fazer para quebrar o velho ciclo do karma?

Continua após publicidade

Para quebrar os antigos ciclos do karma, precisamos desenvolver sentimentos de doação, amor incondicional, generosidade, lealdade, renúncia, dedicação.

Se tivermos relações kármicas com o cônjuge, filhos, pais, irmãos, parentes, com amigos ou no trabalho, é importante tentar entender as causas e a dinâmica por trás desses relacionamentos. Precisamos perceber os aspectos negativos e fazer as mudanças de pensamento, palavras e comportamento para termos melhor entendimento e harmonia.

No convívio familiar e no trabalho, temos muitas oportunidades de aprender a perdoar, transcender a raiva, ter mais paciência, tolerância, compreensão uns com os outros.

Como fazer para mudar nosso karma?

Do ponto de vista do Yoga, para mudar nosso karma, precisamos mudar nossas atitudes e comportamentos errôneos. É necessário ter um comportamento ético e seguir o caminho do Dharma, que é: o correto pensamento, a correta palavra, a correta ação.

Depende também da maneira que vivemos o nosso dia e de fazer escolhas que substituam os karmas antigos. Cada escolha que fizermos, com sabedoria e compaixão, ajuda a nós mesmos e aos outros.

Para mudar nosso karma, precisamos colocar o amor em ação. Como disse Madre Teresa de Calcutá: "Não é o quanto fazemos, mas quanto amor colocamos naquilo que fazemos. Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos em dar".

O que atrapalha o amor entre as pessoas?

O que perturba o amor se manifestar são as emoções descontroladas, ações e expressões negativas, falta de delicadeza, autoritarismo, raiva e mágoas guardadas. Essas são as causas de tanta incompreensão e desarmonia.

Se expressarmos nossas emoções descontroladamente, nos comportamos negativamente, sem amabilidade e gentileza, até os familiares e amigos podem questionar nosso amor por eles. E, do mesmo modo, se eles se comportarem assim, nós também chegamos a duvidar do amor deles.

Muitas brigas surgem porque as pessoas sobrepõem suas negatividades, a baixa autoestima e coisas desagradáveis uns aos outros. Julgam a si mesmas, se desvalorizam e julgam mal também as outras pessoas. Questionam a própria capacidade de amar e sentem que não merecem ser amadas.

Mas o amor nunca acaba ou estagna. Ele está presente dentro de nós, em todos, na natureza e em tudo. Precisamos nos conectar e nos harmonizar com esse reservatório de amor dentro de nós.

Descubra esse amor em você. Sinta que a experiência do amor está disponível para você no seu coração. Comece se amando e expanda esse amor. Manifeste esse amor na rotina diária, mesmo quando for cansativa, fazendo suas atividades com paciência, alegria, gentileza e bondade.

Namaste! Deus em mim saúda Deus em você. Fique em paz!