5 dicas de como surpreender seu chefe com proatividade

por Roberto Santos 

Um relacionamento sólido com o seu chefe é capaz de melhorar o ambiente de trabalho, aumentar os bons resultados da equipe e impulsionar sua carreira. E para conquistar um chefe é preciso se mostrar proativo e de confiança. Líderes gostam de ser surpreendidos e valorizam funcionários que realizam tarefas antes que eles a solicitem.

Continua após publicidade

Existem cinco coisas que você pode fazer sem a necessidade de o seu chefe pedir e que vão ajudar na construção desse relacionamento. Confira:

1ª) Assuma o controle

Novamente, líderes normalmente possuem uma infinidade de coisas para fazer e problemas para resolver. Dificilmente o tempo disponível é suficiente para lidar com tudo, por isso eles esperam que seus funcionários sejam proativos e não dependam deles para executar cada tarefa no trabalho.

Quando você é proativo e demonstra ser capaz de fazer todo seu trabalho e, ainda, auxiliar seu chefe em algumas tarefas, com certeza sua atitude será notada. E isso não só contribui com o relacionamento, mas também com seu crescimento dentro da empresa e seu desenvolvimento profissional.

Continua após publicidade

2ª) Avise seu chefe quando estiver sobrecarregado de trabalho

É importante ser proativo e assumir tarefas que, antes, não eram de sua responsabilidade. Porém, é ainda mais importante reconhecer quando a necessidade de lidar com todas as suas obrigações se torna um fardo e relatar isso ao chefe. Ele precisa saber como está seu fluxo de trabalho para poder te ajudar.

Um funcionário sobrecarregado afeta diretamente o cotidiano dos líderes. Por isso é importante deixar seu chefe a par do que está acontecendo, se haverá atrasos na entrega de tarefas porque você não teve tempo de finalizá-las. Dessa forma, ele não será pego de surpresa quando seu deadline se esgotar e ele descobrir que você não conseguiu fazer tudo o que precisava.

Continua após publicidade

3ª) Seja pontual e esteja sempre preparado

No seu primeiro dia de trabalho, seu chefe explicou tudo o que você precisava saber sobre as atividades das quais será responsável e as regras internas da empresa. Uma vez dito isso, ele espera que não seja necessário ficar repetindo, ele espera que você tenha em mente quais são suas responsabilidades e cumpra com todas as suas obrigações.

O mínimo que se espera de um funcionário é que ele cumpra os horários estabelecidos e conclua todas as suas tarefas diárias. Há certas coisas que seu chefe não precisa pedir, o seu bom senso deve identificá-las, como ser pontual, se preparar para reuniões, cumprir prazos etc.

5ª) Contribua com o desenvolvimento do trabalho

Mais uma vez, seja proativo. Faça perguntas e sugira novas soluções. Seu chefe também espera que você procure aprender coisas que não sabe sobre o trabalho por conta própria. Isso demonstra o quão envolvido e interessado você está no trabalho. Encare essa busca por conhecimento como um investimento na sua carreira, pois tudo o que você aprende vai ajuda-lo em desafios futuros.

Quanto mais conhecimento você tem sobre o trabalho, mais pode ajudar a conduzi-lo, dando sugestões e até mesmo questionando decisões. O líder de uma equipe espera que seus funcionários o ajudem a desenvolver estratégias para melhorar os resultados de todo o time.

5ª) Ajude seu chefe a ser um bom líder

Todo profissional deseja ser bom no seu trabalho, inclusive os que ocupam cargos de liderança. E parte do sucesso do seu chefe depende de você, não só para alcançar resultados, mas também para ajudá-lo a melhorar o gerenciamento da equipe.

Chefes também precisam de feedbacks. Essa é a única forma de eles saberem se sua gestão é positiva e ajuda no engajamento de seus funcionários. Portanto, não tenha receio de falar abertamente com seu chefe. Elogie seu feedback ou, caso ache que não foi bom, diga isso a ele e dê uma sugestão de como melhorar.

Tenha em mente que para criar um ambiente de trabalho agradável e produtivo é necessário a colaboração de todos.

Fonte: www.revistadorh.com.br