Chave da saúde e felicidade: ame-se e aceite-se!

por Emilce Shrividya     

A Filosofia do Yoga nos ensina que nossas emoções e pensamentos têm grande influência para a nossa saúde integral, saúde física, mental, emocional, social e espiritual.

Continua após publicidade

Nós nos tornamos o que pensamos e sentimos, portanto, precisamos aprender a lidar com nossas emoções para termos mais autodomínio sobre nossos pensamentos e emoções.

Atualmente, a ciência e a medicina aceitam e comprovam a relação entre as emoções, pensamentos e o corpo. Uma dor emocional como a perda de uma pessoa querida pode causar infarto, derrame e até a morte.

Às vezes, não percebemos como as emoções menos intensas podem influenciar em nosso bem-estar e saúde. O medo faz o coração bater rápido, aumenta a pressão arterial, deixa a respiração ofegante, faz o rosto ficar pálido. Insônia, dores de cabeça e de estômago, perda de apetite podem ser sintomas de estresse ao enfrentar situações como provas no colégio, entrevistas de emprego, separações.

Devido à ansiedade, alguns buscam conforto em comidas com muito açúcar, gorduras, carboidratos, ou até se viciam em bebidas alcoólicas ou cigarro. Mas esses hábitos errados, além de prejudicar a saúde, criam mais dependência emocional e física.

Continua após publicidade

Nada é mais importante que nossa saúde. E como nos diz o Yoga, a saúde precisa ser cultivada e conquistada a cada dia. Ela se manifesta pela alegria de viver, entusiasmo, disposição e força interior.

Algumas pessoas vivem cansadas, sem energia, apesar de não terem doença física. Faltam-lhes, porém, a saúde emocional e mental, porque estão sempre estressadas, nervosas, insatisfeitas. Reclamam muito e explodem por qualquer motivo.

Uma pessoa positiva acorda entusiasmada com disposição para prática meditativa e oração, para fazer caminhada, para ir ao trabalho. Uma pessoa pessimista acorda desanimada, triste, sem vontade de fazer atividades físicas, imaginando problemas para a própria vida.

Continua após publicidade

Sentimentos de desânimo, tristeza, raiva e ansiedade afetam o sistema imunológico e podem baixar a resistência, trazendo doenças e perda do equilíbrio interno. Portanto, quem é mais positivo pode ser mais saudável do que uma pessoa pessimista.

Todos nós estamos sujeitos a doenças, mas quem tem saúde mental e emocional vence a doenças com mais facilidade, resiliência e coragem do que as pessoas negativas e tristes. E, assim, até as doenças genéticas podem não se manifestar.

A emoção mal desenvolvida impede a pessoa de fazer coisas boas e necessárias para si mesma. Quem acumula mágoas, raiva, culpa, críticas e ressentimentos produzem venenos tóxicos que podem criar doenças e até um câncer.

Para termos mais saúde e mantê-la, podemos começar por pequenos gestos e atitudes, como escolher alimentos saudáveis, fazer caminhadas, prática de hatha yoga, musculação adequada, cultivar bons pensamentos e o desenvolvimento das qualidades como entusiasmo e alegria no dia a dia.

Em um corpo mais forte e saudável, é mais fácil equilibrar as emoções e atingir um nível maior de inteligência emocional e harmonia, parando de alimentar a doença, principalmente as doenças psicossomáticas. Desse modo, vamos conquistando vitórias nos desafios diários em nosso corpo e mente.

Passamos a sentir: "Eu posso. Eu consigo." E criamos condições para romper velhos hábitos e padrões mentais negativos enraizados desde criança ou adolescente. Temos força interna para superar vícios, adquirir bons hábitos e tomar as rédeas de nossa vida.

A escritora motivacional Louise Hay escreveu livros como: Cure seu corpo, Você pode curar sua vida, onde mostras as correlações das doenças com as emoções e padrões mentais negativos. Ela ensina várias afirmações para a saúde, cura e reestruturação da vida, amor a si mesmo.

Leia alguns de seus livros e entenda melhor a causa de muitas doenças. Aprenda a assumir a responsabilidade pelas suas emoções e pensamentos, e quais os pensamentos adequados para mudança positiva, cura do corpo e da mente.

Louise Hay acredita que a chave da saúde e felicidade está no aprender a se amar e se aceitar. E libertar-se da culpa e raiva voltados contra si próprios.

Exercício em frente ao espelho

Um dos exercícios diários que ela ensina, é dizer na frente do espelho, olhando para os próprios olhos: "Eu me amo. Eu me aceito. Eu me vejo com os olhos do amor. Eu melhoro cada dia mais e assim será".

No início da prática desse exercício no espelho, é normal sentir alguma resistência. Achar que é estranho ou bobagem. Para alguns, pode ser até difícil se elogiar. Mas, essas afirmações simples são poderosas e transformadoras. Ao praticá-las, com sinceridade, superamos as críticas a nós mesmos e descobrimos nossas qualidades. E passamos a nos amar mais da maneira que somos.

Experimente essa prática e sinta como esse habito natural de se elogiar melhora sua autoestima, o bem estar do corpo e da mente.

E, de maneira gradual, você pode sim curar sua vida, com novos padrões de pensamento e se libertando de ressentimentos, críticas e culpa que são padrões prejudiciais à felicidade e saúde integral.

Renove suas resoluções para cultivar bons hábitos e boa alimentação. Supere doenças, adquira o equilíbrio das emoções, tenha pensamentos positivos, e perceba que até a maneira como administra a sua vida determina a sua saúde.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você. Fique em paz!