Banho: prazer e efeito relaxante para corpo e alma

por Sonia Corazza

Você sabia que a rainha egípcia Cleópatra usava vinte damas de companhia para preparar seus banhos para os encontros com Marco Antonio? Imersa de quatro a seis horas em solução de água preparada com a seiva de diversas plantas aromáticas e leite de cabra, a bela tornou-se símbolo de beleza e sensualidade.

Continua após publicidade

Ainda que não possamos ter todo esse glamour, o banho é um ato rotineiro muito gratificante em todas as suas modalidades, chuveiro, banheira e ofurô, com valor intrínseco na higienização, mas também proporcionando efeito relaxante para o corpo e a alma.

No inverno o banho ganha uma dimensão ainda maior de prazer na nossa rotina. Mais quente e prolongado, tende a desidratar a pele já sensibilizada pelas baixas temperaturas. É importante procurar ingredientes que incrementem a barreira natural que protege sua pele, trazendo verdadeiros benefícios cosméticos para este momento.

Conte com a ajuda de óleos emolientes, entre os melhores estão o de oliva, semente de uva e germe de trigo, que vão dar proteção e textura aveludada à sua pele. Após o banho de limpeza, friccione o corpo todo com óleo vegetal acrescido de duas ou três gotas de óleo essencial, usando uma esponja ou flanela. Esfregue rapidamente em todo o corpo e enxágüe somente com água. Imediatamente você vai sentir na pele o efeito seda deste tratamento, que também é benéfico para ativar a circulação sangüínea.

Sauna semanal

Continua após publicidade

Um calorzinho extra faz bem para o corpo, ajuda na eliminação de toxinas da pele e abre as cutículas do cabelo. Uma vez por semana você poderá incrementar sua rotina com uma boa sauna.

Na sauna a vapor as impurezas são expelidas através do suor e a pele torna-se mais lisa. Não é recomendável usar cosméticos para melhor efeito transpirante.

Já na sauna seca, para evitar o ressecamento, inclusive dos cabelos, é indispensável passar um creme lubrificante. Escolha fórmulas específicas para massagem que contenham maior precentual de corpos graxos.

Continua após publicidade

Aproveitando o calor da sauna, aplique uma máscara nutritiva de tratamento nos cabelos. Divida os cabelos em várias mechas, e massageie uma por uma, um minuto para cada mecha é suficiente. Massageie com movimentos rápidos no sentido da raiz para as pontas. O calor também gerado pela fricção abre as escamas dos fios e aumenta a penetração do cosmético. A massagem estimula a circulação do couro cabeludo e melhora a qualidade do cabelo que está nascendo.

Cuidados

– Nunca exceda quinze minutos seguidos de sauna e logo após tome uma ducha fria.

Se você tiver problemas cardíacos e renais, não é recomendável fazer uso da sauna, pois este tratamento altera os batimentos cardíacos, reduz a pressão arterial. Além do mais, a perda de líquidos, pode favorecer cálculos renais.