Microesfoliação com creme de diamante funciona?

por Sonia Corazza

Você já ouviu falar de creme com ouro?

Continua após publicidade

Pois é, a moda agora é creme com diamante!

Mas será que funciona?

O pó de diamante é na verdade o diamante micronizado sintético, um monocristal usado como um microesfoliante mecânico para refinar a pele e eliminar os queratinócitos (células superficiais da pele) da epiderme. O resultado é uma pele muito mais homogênea e sedosa.

O trabalho científico que dá respaldo para o efeito de microdermoabrasão não é de hoje, foi publicado em outubro de 2009, no The Journal of Dermatology, realizado na The Catholic University of Korea, pela equipe dos Drs. Kim HS, Lim HS e Lee JH.

Continua após publicidade

O foco do estudo foi verificar mudanças na perda de água transepidermal, denominada TEWL(Transepidermal water loss). Entre as alterações observadas as principais estavam na medida da hidratação e eritema (vermelhidão) da face após a *microdermoabrasão com  diamante.

Para saber se o procedimento era efetivo, as voluntárias submeteram somente um lado do rosto ao tratamento. Vinte e oito pacientes foram incluídas neste estudo, com a TEWL, a hidratação do estrato córneo e o grau de eritema medidos dos lados direito e esquerdos da face, nas regiões da testa e da bochecha. Um lado do rosto foi tratado com microdermoabrasão de diamante e do outro lado foi deixado sem tratamento. As medições foram tiradas logo após o procedimento e repetidas em intervalos de tempo definido.

Querem saber se deu certo?

Continua após publicidade

Como era de se esperar houve um aumento estatisticamente significativo no TEWL imediatamente após o procedimento e nas 24 horas após o procedimento. No entanto, no segundo dia, níveis de TEWL se normalizaram. Observou-se  também aumento da hidratação e eritema logo após a microdermoabrasão, mas ambos os resultados se normalizaram depois de um dia.

Por este estudo ficou claro: o que a nossa pele menos precisa é ser agredida. Nem que seja com diamante.

*  Esfoliação da pele em tamanho microscópico, microlixamento, refinamento.