imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Sinto medo quando estou em lugares com muitas pessoas. O que fazer?

Sinto ansiedade, nervosismo e meu humor também muda. Qual pode ser o meu problema?

por Eduardo Ferreira Santos

Resposta: A FOBIA SOCIAL que o rapaz apresenta parece estar incluída em um quadro mais amplo de TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA.

Há um estado de humor oscilante, com variações no espectro da ansiedade e do medo.

A base me parece ser sim de transtorno ou ANSIOSO ou combinado ANSIEDADE-DEPRESSÃO.

O medo da socialização decorre dessa ansiedade, dessa dificuldade em lidar consigo mesmo, com sua irritabilidade, com a oscilação do humor.

Portanto, acredito que se trate de uma situação complexa, em que ansiedade + fobia + depressão estejam agindo simultaneamente.

Além de uma boa psicoterapia, o rapaz poderia ser tratado com uma medicação relativamente nova (a VORTIOXETINA)  que tem a propriedade de agir em todos os receptores cerebrais que não recebem afluxo suficiente de catecolaminas (a Serotonina é a principal delas).

Portanto, a solução é psicoterapia com apoio medicamentoso.

Atenção!    
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?