Depressão e câncer de mama: qual a relação?

por Joel Rennó Jr.  

Depressão e câncer… Neste mês de Outubro, dedicado ao combate e prevenção do câncer de mama, é boa oportunidade falarmos sobre esta relação e desmitificar o assunto.

Continua após publicidade

A depressão pode atingir até cerca de 25% das mulheres com diagnóstico de câncer de mama em média, 7% das mulheres têm depressão.

Antes de mais nada, é importante quebrarmos o tabu de que aspectos emocionais podem ser causadores do câncer.

A depressão e o câncer, o que acontece?

Na verdade, a depressão pode ser um “gatilho” para o surgimento do câncer.

Continua após publicidade

Alguns anticorpos produzidos pelo organismo para combater as células cancerosas provêm de células que inicialmente foram fabricadas com algum defeito.

Tais anticorpos podem também atingir áreas e proteínas das membranas dos neurônios, levando a quadros neuropsiquiátricos como o da depressão.

Perante um estresse mantido, nosso sistema imunológico pode sofrer alterações funcionais e ele tem um papel importante para combater e destruir as células que se replicam de forma anômala.

Continua após publicidade

É como se a vigilância contra os inimigos do organismo se afrouxasse.

O impacto da notícia do câncer de mama é devastador para muitas mulheres.

A mama tem um valor simbólico de feminilidade, sexualidade, amamentação e fertilidade. É o primeiro objeto com o qual o bebê se relaciona com a mãe.

O conhecimento de que o tratamento pode levar à retirada desse órgão ou uma sensação de mutilação é uma possibilidade.

No início pode gerar diferentes comportamentos, inclusive o de congelamento, confusão, desorganização e de impotência.

Quando a depressão é diagnosticada

Nesses casos, independente do tratamento estipulado como radioterapia, quimioterapia ou cirurgia, a medicação antidepressiva é fundamental por vários aspectos:

Melhora da qualidade de vida (energia, menos dores, postura otimista em relação ao resultado do tratamento, sono e alimentação adequados etc) e funcionalidade;

Melhora do prognóstico (com maior adesão ao tratamento, às medidas nutricionais e atividades físicas ou psicossociais necessárias a uma recuperação plena). É fundamental que um psiquiatra especializado em saúde mental da mulher seja procurado.

Como tratar a depressão e o câncer

Há antidepressivos que não podem ser utilizados em conjunto, por exemplo, com o tamoxifeno pelo risco de interação medicamentosa.

O tamoxifexo é usado no tratamento do câncer de mama por inibir a ação do estrógeno nos receptores da mama, um dos mecanismos responsáveis pela doença.

Esse mesmo medicamento que ajuda no tratamento do câncer de mama pode também causar a depressão.

Fundamental também é o profissional médico conhecer as interações medicamentosas entre os quimioterápicos e os antidepressivos.

Os quimioterápicos, apesar do cansaço, fadiga e inapetência que geram, não são causadores diretos da depressão nessas mulheres.

A mulher com câncer de mama passa por diversos estágios na elaboração do trauma ou luto e não deve ser prejulgada pela sociedade.

Seja qual for a reação da mulher, ela precisa ser ouvida e acolhida em seu sofrimento e sua fragilidade momentânea e não vitimizada.

Oferecer suporte e a ajuda especializada correta é sempre o melhor caminho.