imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Como se manter estável com tantas solicitações no dia a dia te desequilibrando?

Ninguém é absolutamente onipotente ou impotente para a vida

por Eduardo Ferreira Santos   

"Parece que há um conflito entre o lado racional X emocional. E a vida é muito corrida."
Enviado por uma leitora

Resposta: Realmente, são tantas solicitações, sobressaltos, ameaças reais ou imaginárias, que a vida cotidiana tem se tornado cada vez mais estressante e desastrosa.

Acredito que, de uma grau de 0 a 10, já acordamos diariamente em um grau 2 de ansiedade, preocupados com o que o dia irá nos oferecer.

Manter o equilíbrio e evitar que essa ansiedade vire um medo constante que acabe por nos paralisar, não é nada fácil.

Acho que um bom caminho é tentar levar uma vida saudável, fazendo esportes, alimentação natural, conscientização de prioridades e manter-se focado no que é real e no que é apenas produto de nossa mente assustada.

É preciso separar o que é RISCO do que é AMEAÇA e procurar dividir nosso dia a dia entre casa, trabalho e diversão.

Não há mágica! Apenas é importante respirar fundo e seguir a vida na sua impermanência, procurando resolver aquilo que nos cabe fazer algo e deixar o resto para lá.

Ninguém é absolutamente ONIPOTENTE ou IMPOTENTE para a vida, mas devemos saber qual a nossa verdadeira POTÊNCIA e aplicá-la em soluções satisfatórias.

Atenção!

Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?