Estou com 10 kg a mais. Como perdê-los?

Por Milena Liste  

Depoimento de uma leitora  

Continua após publicidade

“Bom dia. Estou com 10 quilos a mais. Meu metabolismo era acelerado. O médico me dizia que se ficasse parada eu gastava energia. Hoje estou com 49 anos e trabalho 10 horas por dia sentada. Engordei e não consigo gastar energia. Gostei muito de sua coluna e gostaria de saber se existe uma orientação para quem fica 10 horas sentada diariamente. Obrigada.”

Resposta: Coincidentemente, temos a mesma idade. Sempre digo, que a melhor idade é a que passamos no momento. Se não é, faça tudo o que estiver ao seu alcance para assim ser. A gente nunca está tão velha, o quanto podemos estar…

Hoje em dia, com esse excesso de informações e facilidades que está na nossa frente, é quase impossível nossa mente não se “repletar” de novidades e objetivos pessoais.

Mas, um ponto é crucial, seja rápido ou lento o seu metabolismo, se você fica 10 horas ou uma hora sentada diariamente, você somente irá emagrecer se comer menos calorias e gastar mais calorias. Conscientize- se disso.

Continua após publicidade

Vamos trabalhar nas informações que você me passou:

1.    49 anos, mulher
2.    Sedentária
3.    10 kg a mais

Sobre sua idade atual, PODE ser que seu metabolismo esteja “mais lento”, mas enquanto seu FSH (hormônio folículo estimulante) e outros hormônios femininos estiverem dentro da normalidade, você está apta a engravidar, traduzindo, ainda não está no climatério.

Continua após publicidade

Neste período denominado climatério, o metabolismo se altera, podendo algumas mulheres desenvolver alteração de humor, perda de cálcio ósseo, acúmulo de gordura na região abdominal, entre outras dezenas de sintomas.

Se os seus hormônios tireoidianos estiverem também ok, seu metabolismo de queima de gordura e regeneração de diversos tecidos também estão perfeitos. Se você estiver com a glicemia dentro da normalidade, perfeito. Caso contrário, procure um médico urgente. Não dá, de jeito nenhum iniciar um programa de emagrecimento com a resistência à insulina (cuja principal consequência é a glicemia alta). Na minha vida profissional, menos de 1% apresentava obesidade por “diminuição“ de metabolismo.

Quanto ao sedentarismo, CONSCIENTIZE-SE.  Não dá para ficar parada com 50 anos. A idade certa é agora e sempre para começar.

Faça o máximo com o seu corpo:

– Ande um quarteirão a mais;

– Faça faxina na sua casa;

– Suba e desça escadas para trabalhar;

– Durante a jornada de trabalho, se levante a cada meia hora, intercalando, uma vez beba um copo de água, na próxima meia hora vá ao banheiro.

– Na hora do almoço, caminhe meia hora;

– Ao chegar em casa, caminhe no seu bairro, meia hora. Movimente-se mais nas menores ocasiões do seu dia a dia;

– Nos finais de semana, caminhe por uma hora no sábado e domingo;
 
– Queime calorias e ative o funcionamento das suas glândulas (tireoide, pâncreas principalmente);

– Seja ativa!

Ahhh!!! Agora… alimentação

Glúten, açúcar, lactose e gordura. Três “vilões” da atualidade. Será?

Minha sugestão é pesquisar cada um desses e, a partir das informações colhidas, realizar suas escolhas para colocar dentro do seu corpo alimentos saudáveis. A alimentação saudável irá refletir diretamente na sua aparência, disposição mental, músculos, pele, cabelo, glândulas, órgãos e vísceras funcionando bem.

Você não mencionou sua estatura, então não consegui calcular o seu Índice de Massa Corporal (IMC), que é o peso dividido pela estatura ao quadrado. Se ultrapassar de 24,99, alerta vermelho: obesidade. Calcule o seu IMC. Existem vários sites que calculam para você.

De qualquer modo, 10 kg acima do seu peso normal, provavelmente terá que mudar seus hábitos alimentares, pois a perda de peso SOMENTE SE REALIZARÁ com essa mudança.

O tamanho da porção, a qualidade nutricional do alimento e o corte de fritura, álcool, doces e farinhas brancas (trigo) devem ser modificados no seu hábito.

Ao longo de 6 anos, fui alterando aos poucos meus hábitos alimentares e perdi exatamente 10 kg, sem perceber, sem flacidez e sem passar fome.

Basicamente, cortei farinha branca (por sentir dores abdominais e flatulência), frituras, lactose (devido à minha rinite alérgica),doces e álcool somente nos fins de semana. Alimentos saudáveis foram o sucesso. Porções reduzidas à metade. Verduras e legumes aumentados ao dobro.

Já orientei muitos pacientes e alunos sobre perda de peso. Hoje, acredito que a mudança no hábito alimentar seja o fundamental. Estudos comparando, exercícios físicos, dieta, exercícios físicos + dieta, mostram que quem perde mais peso e o grupo de exercícios + dieta.

Em segundo lugar, o grupo da dieta.

E em terceiro lugar, o grupo do exercício.

Ou seja, somente malhar pode não ser efetivo na perda de peso.

Assim, espero que você inicie hoje mesmo, sua correta alimentação vivendo ativamente sua vida profissional e pessoal.

Boa sorte!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de educação física ou médico e não se caracteriza como sendo um atendimento.