E quando você se sente culpado pelas atitudes do outro na relação?

Por Eduardo Yabusaki

Inúmeras podem ser as causas do sentimento de culpa num relacionamento e este pode ser experimentado por qualquer um de nós, estando ou não dentro de um  relacionamento ou mesmo após o seu término.

Continua após publicidade

O sentimento de culpa pode vir de um relacionamento anterior em que o outro tenha saído magoado e machucado, e por ser uma pessoa especial e boa acaba por gerar pensamentos e sentimentos solidários e condescendentes, gerando um incômodo constante.

Existem situações em que uma traição ou pensamentos dirigidos a outras pessoas, que não o seu par, gerem sentimentos de culpa, por considerar serem inadequados ou injustos ao par. Esse sentimento de culpa pode ser despertado pela simples ideia da possibilidade de infidelidade e não necessariamente pela ocorrência dela, isso pode transformar o relacionamento em um pesadelo, já que o sentimento de culpa não pode ser removido pura e simplesmente.

Em ambas situações acima, que são comuns, é preciso que tenhamos a tranquilidade e frieza para não entrar em desespero ou manifestar isso para o nosso par, pois pode ser motivo gerador de grandes conflitos desnecessários. Afinal, esta é uma questão que não diz respeito ao par, mas sim, exclusivamente a dificuldades individuais que precisam ser resolvidas individualmente. Nestes casos é preciso que se faça uma reflexão sobre os próprios valores, sentimentos e comportamento, para que não se incorra nas nos mesmos conflitos. Portanto, como na primeira situação, o que pensar, o que fazer e como proceder frente a uma nova situação ou mesmo junto à pessoa que saiu magoada? É possível fazer alguma reparação? Se afirmativo, vá e faça, caso contrário, elabore e supere.

É preciso refletir sobre a possibilidade ou sobre o fato de ter traído, e se na sua avaliação o relacionamento que está vivendo é mais importante que tudo, lute por ele e não permita que tal situação volte a ocorrer.

Continua após publicidade

Existem situações em que o sentimento de culpa não necessariamente decorre de comportamentos que tivemos, mas sim por ações do outro. Como por exemplo: quando o par trai e entramos num processo de culpa por achar que esta atitude decorre de algo que tenhamos feito contrariando os interesses do par, ou mesmo, não atendendo a desejos ou solicitações do outro. Nestes casos em que o sentimento de culpa acaba por colocar dúvidas sobre a própria autoestima e autoconfiança, faz se necessário uma reflexão mais profunda sobre como possa estar se relacionando: se na condição de igualdade e reciprocidade ou de submissão, alienação e dominação.

É sempre importante observar que o sentimento de culpa não é produtivo e nem agradável de ser vivido, mas pode ser um importante indicador da necessidade de uma melhor avaliação sobre os próprios desígnios.

Portanto, reavaliar e redirecionar nossas atitudes no relacionamento pode ser o aprendizado a ser vivido a partir desses sentimentos de culpa. Não devemos temê-los ou menosprezá-los, mas sim observá-los e aprender com eles.

Continua após publicidade

Viva sem culpa e seja feliz!