7 dicas de etiqueta para evitar saia justa nas festas de final de ano em família

Da Redação

Na época mais bonita do ano é importante saber como lidar com a casa cheia e com as crianças correndo por toda parte, para que as festas de fim de ano se tornem mais harmoniosas.

Continua após publicidade

Amigo secreto, jantar, conversas, nora e sogra que – às vezes – não se dão muito bem, ou qualquer outra pessoa da família. Quando tem aquele tio que faz brincadeiras e muitos não gostam. Enfim, vamos falar aqui sobre tudo o que envolve o bom relacionamento e convivência humana. A especialista em relacionamentos humanos Renata Cruz dá dicas de como manter a ordem para um bom natal e uma ótima virada de ano:

1ª) “Uva-passa no arroz: não gosto”

Para que não haja intrigas na hora da ceia, combine com as pessoas de cada um levar um prato que goste (procurando nunca repetir a mesma coisa), assim todos terão uma ótima refeição, podendo ser gratos por aquele alimento, nutrir o espírito de gratidão.

2ª) “Xiii essa pessoa veio”

Continua após publicidade

Lembra que a questão de tudo é a união? Mantenha as diferenças de lado, evite brigas e discussões, o Natal e Ano Novo são épocas felizes de renascimento e renovação. Caso o conflito seja grande, apenas evite que se aproximem muito, interaja com outras pessoas e se divirta. Não estrague sua noite nem a da pessoa.

3ª) Crianças correndo pela casa

Mantenha a calma, crianças são espontâneas e aproveitam mais ainda esses momentos para brincar com os primos e coleguinhas. Assim, desde pequenos, já vão entendendo o espírito de no fim do ano, manter a união e se divertir! Caso queira que eles fiquem mais tranquilos, busque entretê-los com algum jogo ou brincadeira. Use a criatividade!

Continua após publicidade

4ª) Frustração ao ganhar o presente

Convenhamos, algumas pessoas não sabem comprar presente para amigo secreto e isso pode acabar frustrando seu Natal! Então deixe sempre bem especificado o que você deseja e as possibilidades de presente que gostaria de ganhar, assim facilita a vida do seu amigo e a sua!

5ª) “Lembra-se daquele Natal em que você ficou bêbado?”

Por mais que tenham parentes que – às vezes – desenterram episódios vergonhosos seu no meio da ceia, não se estresse. Respire fundo e entre na brincadeira, situações diversas podem ocorrer quando se está entre membros queridos comemorando mais um final de ano.

6ª) Aquele parente distante comparece

Em muitas das festas de fim de ano pode aparecer aquele parente distante que ninguém lembra e nem sabe de onde veio. Mas é importante que o clima familiar se mantenha presente. Logo, enturme aquele desconhecido na festa, converse e conheça-o, o mais importante é manter a união nesta época do ano.
   
7ª) “O que você disse? Não consegui escutar”

Conversa para lá, conversa para cá, muito barulho! Evite isso interagindo com todos, faça jogos e brincadeiras em que todo mundo participe, desde karaokê até mímica, o que importa é todos fazerem parte disso e interagirem ao invés de ficar assistindo mais um especial de fim de ano.