Seja livre para se expressar, mas com responsabilidade

Entenda por que alcançar o autodomínio na fala não se opõe à liberdade de expressão

Todos nós valorizamos a liberdade. Entretanto, algumas pessoas esquecem o propósito da liberdade.

Continua após publicidade

Ficam buscando-a por toda parte, mas quando acontece em suas vidas, não sabem como lidar com essa liberdade.

Desejamos ser livres para falar, para agir e viver de acordo com nossas opiniões. Porém, precisamos entender que a liberdade é uma grande conquista e com ela vem uma grande responsabilidade.

Liberdade não é fazer tudo o que se quer sem medir as consequências. Nem é ser controlado pelos sentidos e desejos da mente.

A Filosofia do Yoga aprecia e respeita muito a disciplina na fala e a liberdade de expressão. Importante desenvolver o autodomínio na fala, a moderação, a gentileza e amabilidade. Ter consideração pelo bem das pessoas, evitando críticas, fofocas, gritar ou falar mal delas.

Continua após publicidade

Consequências de se falar impulsivamente

Quando falamos impulsivamente, de modo descontrolado, dizemos mais do que planejávamos e acabamos criando situações que não queríamos. Se não tivermos controle, podemos falar sem parar e até aborrecer os outros. Às vezes, falamos com raiva, com palavras ásperas e magoamos até as pessoas queridas.

Depois nos sentimos culpados e ficamos pensando como nos desculpar ou como poderíamos mudar aquelas palavras. Ou ficamos rezando para que a pessoa esqueça o que falamos nos perdoe ou não conte a ninguém. E, com certeza, nós sofremos com todo esse conflito interno que causamos com a fala ou falta de controle sobre a raiva.

Precisamos ter discernimento do que falar e refletir antes o que é benéfico para nós e para os outros. Algumas pessoas acham que são independentes e têm liberdade de expressão porque seguem o impulso incontrolado de falar o que querem. Mas, pelo contrário são escravas do ego e da mente.

Continua após publicidade

Quem tem esse tipo de comportamento diminui a autoestima e afasta o convívio dos amigos e parentes, pois a fala descuidada e sem controle se torna cansativa e, muitas vezes, cria mágoas e ressentimentos.

Por que alcançar o autodomínio na fala não se opõe a liberdade de expressão

Alcançar o autodomínio na fala não é o oposto à liberdade de expressão. É falar com sabedoria, educação, firmeza e gentileza ao mesmo tempo. É usar a palavra para auxiliar e confortar os que estão tristes ou precisando de um conselho. É criar harmonia através da energia e o poder das palavras. É não interromper quando o outro está falando e ser bom ouvinte também.

O poeta Sundardas disse:” Uma pessoa deve falar com discernimento e não desperdiçar sua energia e respiração tagarelando desnecessariamente. Fale sabiamente ou silencie”.

Em vez de falar muito, experimente ouvir os outros com atenção. Perceba como isso vai diminuir sua ansiedade e preservar sua energia. Antes de falar, pondere se aquelas palavras poderiam provocar discussões ou trazer desarmonia. Isso é alcançar o controle sobre si mesmo.

Não conseguimos essa disciplina na fala de um dia para o outro. Até conquistarmos o poder de falar com autodomínio, discernimento, amabilidade e sabedoria, vamos errar muitas e muitas vezes.

O importante, porém, é nossa decisão de falar com compaixão, gentileza e desenvolver a atitude de não magoar ou ferir os sentimentos dos outros. Evitar falar com sarcasmo, ofensas ou maldade.

Quando percebermos que em nossa fala, existe agitação, ansiedade, dúvidas ou irritação, devemos procurar nos silenciar e lembrar-nos de respirar. E depois, falar com mais calma, com moderação e abaixar o tom de voz. Isso é um treinamento diário e contínuo que vai tornar nossa mente pacífica e iremos transmitir mais compreensão e harmonia em nossa família e ao nosso redor.

Tenha a atitude mental de agradecer e elogiar com sinceridade. E como disse o médium Emmanuel: “Se não puder elogiar, cale-se”. Espalhe lindas pétalas por meio de boas palavras e seja um mensageiro da harmonia e compreensão.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.