Mulher só consegue ser feliz aos 85 anos; aponta pesquisa

Da redação

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) apontou que a maior parte das mulheres só consegue se sentir plenamente feliz após os 85 anos de idade.

Continua após publicidade

Especialistas ouvidos pelo jornal The Times concluíram que o motivo para esse retardo na satisfação se dá porque, nessa idade, a maior parte das mulheres já são viúvas e não sentem a pressão de relacionamento e responsabilidades com filhos.

Já a coach Renata Abreu, especialista em Psicologia Positiva, se empenha em comprovar que não há necessidade de esperar tanto tempo para ser feliz.

Ela ensina estratégias e tarefas diárias para a mulher realizar com a família, com o parceiro, ou sozinha, com o objetivo de aprimorar o autoconhecimento e aumentar a autoestima.

Ela sugere algumas práticas durante a rotina diária.
 
Com os filhos no jantar

Continua após publicidade

Durante o jantar, peça para cada um relatar três coisas boas que tenham acontecido ao longo do dia. Podem ser coisas simples, como ter brincado de algo que goste, ter encontrado uma pessoa querida, ter se divertido na praia, e assim por diante.

Com as crianças

Faça um caderno de registros dos momentos mais felizes. Se a criança ainda não tiver idade suficiente, você pode ajudar, mas se tiver, peça para ela registrar em seu caderno da felicidade de modo que quiser: pela escrita, desenho ou colagens.

Continua após publicidade

No evento de aniversário

Em seu próximo evento de comemoração do aniversário de um membro da família, deixe um quadro ou espelho na entrada com canetas coloridas. Peça aos familiares e convidados para escreverem mensagens de felicitações ao aniversariante.

No dia a dia da casa

Separe um caderno e escreva na capa: “Conquistas da Família”. Combine com as pessoas da casa para que registrem no caderno suas principais conquistas, como, por exemplo: a filha tirou uma nota alta; o pai foi convidado para um novo projeto; a mãe foi aprovada em uma seleção de mestrado, e assim por diante. Deixe o caderno sempre à mão. Combinem entre si diferentes formas de comemoração e valorização das conquistas. Ao final do ano, repassem juntos, todos os feitos da família.

Com a equipe de trabalho

Em seu próximo evento de confraternização com a equipe, peça para que todos escrevam mensagens positivas e gentis em uma folha ou cartão avulso. Coloque todas as mensagens em uma caixa, misture-as e depois peça para que cada um retire, aleatoriamente, uma mensagem na hora de ir embora.

Nas interações de trabalho

Ao interagir em uma conversa ou reunião de trabalho, busque perceber algo bom sobre a pessoa e faça um elogio genuíno e sincero sobre a sua percepção.

Você pode expandir sua atuação não se limitando às sugestões deste livro. Experimente e depois crie as suas próprias experiências.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.