Meu par postou nossos momentos íntimos. E agora?

Da Redação

A base de um relacionamento é a confiança, pois dentro de uma relação, as duas partes precisam confiar uma na outra para poder compartilhar segredos e momentos íntimos.

Continua após publicidade

O problema é quando se confia na pessoa errada, uma atitude comum aos jovens, que pode causar sérias situações de desconforto.
 
Atualmente, com os equipamentos eletrônicos, é normal que um casal troque fotos íntimas. Mas, pessoas de caráter duvidoso podem compartilhar esses arquivos com os amigos e conhecidos, causando um impacto negativo na vida do parceiro, principalmente para as mulheres, maiores vítimas desse tipo de situação.

Quando se é alvo dessa exposição, antes de tomar alguma atitude, é necessário manter a calma e aceitar o fato com suas implicações. Segundo a psicóloga Cynthia Wood, ao ir expor o assunto ao seu par ou namorado, o caminho é fazê-lo entender o erro grave que cometeu ao compartilhar, sem consentimento, algo de intimidade da parceria.

Nessa conversa procure se concentrar no quanto ele lhe magoou e não nas acusações sobre como ele deveria ter se comportado. Isso vai evitar que a discussão acabe em uma briga pelo que cada um acredita ser certo, o que não é o melhor caminho.

Se você tem pais compreensivos, pode contar o ocorrido a eles. Mas é importante ressaltar que a confissão para a família não é uma obrigação, já que é um direito seu falar, ou não, sobre o assunto com quem quiser.
 
Alerta

Continua após publicidade

A pessoa que sofreu essa exposição pode ser alvo de piadas e comentários maldosos. Quanto a isso, deve se manter de cabeça erguida, ignorando o comportamento das outras pessoas, pois a vergonha e evasão podem ser responsáveis por atrair mais comentários e condenações irresponsáveis.
 
A situação não deve ser tratada como um problema, mas como um acontecimento com o qual é preciso lidar: o de confiar na pessoa errada. Por isso, é bom que desde o início, você se posicione sobre o assunto quando for necessário.

Se posicionar como vítima da situação ou reagir de forma agressiva não vai ajudar.

Quando perguntada sobre o ocorrido, desvie o assunto, dando recomendações por experiência própria de não confiar em qualquer um. Busque não entrar em detalhes, afinal isso não diz respeito a outras pessoas. Também evite colocar toda a culpa no parceiro, isso pode colocar amigos mais próximos dele contra você, aumentando o barulho.  No final das contas, ele errou, mas você errou também em ter confiado. Assuma sua parcela de culpa de forma sincera, mesmo que a considere muito menor.

Continua após publicidade

E agora, procure voltar a levar a vida normalmente e continue a encarar os amigos de forma natural. Dessa forma, ocorrerão menos provocações.

Apesar do constrangimento do caso, que não será esquecido por você que sofreu a exposição, com o tempo, a repercussão do ocorrido diminui. Outros eventos e novidades ficarão em evidência. Portanto, com o tempo, todos irão encontrar outros assuntos e parar de falar sobre isso.

5 dicas essenciais para superar o problema:

Para passar por cima desse problema e se recuperar, a dica é:

1ª) continue sendo você mesma:

2ª) tente agir sempre com naturalidade;

3ª) evite o assunto sem fugir dele quando inevitável;

4ª) assuma sua parcela de culpa;

5ª) seja sincera com todos em relação aos seus sentimentos.
 
Muitas situações difíceis ainda acontecerão ao longo da vida. É importante aprender a lidar com os desconfortos, tratando os acontecimentos desagradáveis como uma forma de fortalecer seu caráter e vivência.