Qual o melhor exercício para afinar cintura?

por Simone Sarti

Resposta: Os exercícios que vão trabalhar a região da cintura são os abdominais, porém é necessário considerar que se há gordura localizada na região, o primeiro passo é um trabalho de emagrecimento.

Continua após publicidade

Exercícios aeróbios, como corrida, caminhada, ciclismo, etc. vão ajudar na queima de gordura, principalmente se aliados a uma dieta balanceada e hipocalórica – de baixa caloria.

Outro ponto a considerar é a genética. Muitas pessoas não estão acima do peso, não têm gordura localizada nessa região, mas não têm a cintura bem marcada. É quando essa circunferência quase se iguala à do quadril.

Nesse caso podemos melhorar essa aparência “quadrada”, trabalhando músculos abdominais mais profundos: o oblíquo interno e o transverso do abdome, que são os responsáveis pelo contorno da cintura e que não são tão solicitados nos exercícios tradicionais.

Toda musculatura abdominal deve ser trabalhada, mas dê mais ênfase a esses grupos, realizando os movimentos com rotação de tronco (aquele em que o indivíduo vai com o ombro direito em direção ao joelho esquerdo, estando deitado com as pernas fletidas).

Continua após publicidade

Para trabalhar o músculo transverso basta concentrar-se na contração do abdome durante todo o movimento de subida e descida do tronco ou também utilizarmos a forma de contração isométrica, que é manter a contração, mas sem movimento do tronco, por exemplo a partir da posição deitada, pernas fletidas, suba o tronco no máximo 45º graus e mantenha a posição por alguns segundos, sem movimentar-se. Nesse método de contração isométrica, deve-se tomar o cuidado de não realizar a contração em apneia (prendendo a respiração ). O abdome fica contraído, porém inspire e expire durante todo o tempo de contração. Prender a respiração durante o esforço pode causar um aumento na pressão arterial e ser especialmente perigoso para quem possui pressão alta.