Será que meu parceiro me manipula?

Por Tatiana Ades

A manipulação em relacionamentos amorosos é muito comum. Manipuladores geralmente são pessoas extremamente possessivas e inseguras, mas existem vários perfis de manipuladores.

Continua após publicidade

O erro comum é achar que todos os manipuladores têm consciência do que estão fazendo. A maioria não possui essa percepção, age de forma impulsiva e pode sofrer com os atos de manipulação constantes.

Manipulador: perfil psicológico

Perfil histriônico

Mais visto em mulheres, é um exemplo clássico de possessividade e manipulação. A pessoa histérica tende a querer ser o centro das atenções e quando está envolvida emocionalmente sente-se imensamente insegura, precisando receber provas de afeto o tempo inteiro. Esse perfil tende a manipular para obter atenção do parceiro(a), fingindo-se doente, fazendo cenas teatrais, brigas constantes e exigindo sempre atenção dobrada. São perfis que manipulam de forma teatral e muito sedutora.

Continua após publicidade

Perfil borderline

O perfil da pessoa com personalidade borderline também pode se mostrar muito manipulador, querendo atenção do parceiro e manipulando em exageros de exigências de afeto, ameaças de suicídio, caso o parceiro vá embora. Esse perfil tende a evitar o abandono o tempo todo e a manipulação vem como forma inconsciente de não deixar que o outro vá embora. Nesse caso existe muita dor e sofrimento envolvido.

Perfil narcisista

Continua após publicidade

Esse tem consciência da sua manipulação. O outro representa um objeto que ele precisa ter para dominar e a manipulação se dá de forma a fazer o outro sentir-se inferior e dependente dele. Ele age tal qual uma aranha preparando a sua teia; inicia o namoro de forma muito romântica e sedutora e vai observando as fraquezas do outro para ir usando-as como forma de controle da relação. O narcisista, dependendo do grau, pode sim sofrer e muito com esse jogo todo, pois caso fracasse, perderá o objeto que lhe dá sensação de poder e prazer.

Perfil psicopata

O psicopata é o manipulador clássico. A manipulação nesse caso é muito consciente e perversa O sadismo é sua ferramenta, assim como a capacidade de mentir e fingir. Ele manipula seu parceiro para obter vantagens sexuais, financeiras, ou simplesmente, por pura diversão.

Não há absolutamente nenhuma sensação de remorso ou culpa.

Se você é vítima de manipulação, busque ajuda profissional. Pessoas manipuladas podem sofrer grandes traumas psíquicos e tendem a ser muito submissas em relacionamentos, muitas vezes são pessoas com autoestima muito baixa, carentes e com passados familiares desestruturados.

O jogo da manipulação traz á pessoa manipulada a sensação de depressão, cansaço, raiva de si mesmo(a), crises de ansiedade, pânico, medo constante e até pensamentos suicidas.