Qual é o melhor exercício para queimar gordura localizada?

Por Milena Liste

Há algum específico? Inclusive abaixo da região peitoral ou abdominal

Continua após publicidade

Resposta: Não existe queima de gordura localizada. O que pode existir é ilusionismo (“arte de criar ilusão por meio de artifícios ou truques”) ou lipoaspiração.

Quando uma pessoa engorda, significa que ela comeu mais e gastou menos calorias. Como uma poupança de dinheiro. Se sua conta está gorda, você guardou mais do que gastou, certo?

Porém, há dois aumentos de gordura corporal que vale a pena explicar.

A camada de gordura que recobre o corpo aumenta em milímetros como um todo.

Continua após publicidade

A gordura na região abdominal aumenta porque ocorre o acúmulo de gordura visceral* nesse processo. A aparência é de proeminência abdominal, um abdômen globoso, literalmente como se existisse um globo na região do estômago e fígado. Nesse caso, não é ilusão!

Se estiver sobrando caloria, esta energia é reservada perto de órgãos vitais, como fígado, pâncreas e baço.

Como o exercício pode diminuir a gordura corporal?

Continua após publicidade

Honestamente, será mais rápido e eficaz aliado a um hábito alimentar adequado ao seu perfil, com restrição calórica, para que o exercício e a atividade de vida diária queimem mais calorias do que são ingeridas.

Se a pessoa que quer emagrecer através de exercícios, não realizar dieta alimentar, ela terá que ser muito disciplinada para não comer mais que o de costume só por que está se exercitando.

Mas, ok. Resolvido o problema da comida. Vamos começar a malhar!

Para gordura visceral, atividades aeróbicas. Longas e intensidade moderada nas primeiras 4 -6 semanas. Tipo, 3 a 4 vezes semanais com uma hora a uma hora e meia de duração, como caminhada, corrida leve, bicicleta, transport ou elíptico, natação, deep running, entre outras que movimentem grande massa muscular (pernas e braços) por mais de 20 minutos.

Após 4-6 semanas, a intensidade pode aumentar, promovendo alguns “tiros” de aumento de velocidade, para aumentar a frequência cardíaca, e alterar o metabolismo.

Permanecer ou aumentar a frequência semanal, para 3-6 vezes na semana, duração de 45’ a 60’, realizar aumento na velocidade em picos repetitivos, como por exemplo: caminhar 2’ normal e 1’ mais rápido.

Contudo, acho difícil haver diminuição da circunferência abdominal nesta fase, se não houver dieta alimentar. Não vai adiantar nada, massagem, criolipolise, bandagem, faixa abdominal em collant ou colete, bermuda que queima gordura etc.

Não! Não sou contra estes recursos. Sou super a favor e utilizo muito, pessoalmente. Massagem relaxante, modeladora, drenagem linfática, uso de cremes que firmam a pele, tiram a aparência casca de laranja de celulite, tudo isso é o que eu chamo de ilusionismo.

No caso das massagens, quem emagrece e fica com braços e pernas fortes é o massagista.

Além do mais, acessórios que reduzem medidas, tecidos tecnológicos apropriados para exercícios são perfeitos e condizem com a realidade da evolução da ciência.

Agora, realizar exercícios resistidos ou musculação nunca é demais e significa queima calórica. Além de proteger, fortalece músculos, tendões e articulações para a vida ativa.

Então… fácil, né!?

“Bora lá!”

*gordura visceral: é uma defesa energética do organismo.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.