Adotar um bichinho de estimação é um ato de extrema responsabilidade

Da Redação  

A psicóloga Regina Wielenska explica que o ato de adotar um bichinho de estimação é de extrema responsabilidade e que os pais precisam manejar a presença de um pet dentro de casa junto aos filhos, principalmente crianças.
Abaixo, os conselhos da psicóloga:  

Continua após publicidade

Essa presença exige atenção, requer tempo ou o xixi vai marcar território nos mais variados redutos da casa. E quem paga a conta do tênis largado à própria sorte em qualquer lugar, e do sofá, cujas prestações ainda vão vencer, agora destruídos pelas mordidas de um filhote que explora o ambiente todo, inclusive com seus dentinhos e patas cheias de força?

O animal precisa ser levado pra passear… Ter atividades evita o surgimento de comportamentos bizarros, geralmente desagradáveis para os humanos. Isso significa ao menos duas saídas diárias, independente do tempo livre, das condições meteorológicas, da vontade de sair de casa naquela hora.

Outra coisa, dar banho e fazer tosa, isso custa dinheiro, nem sempre disponível… Veterinário também custa, e vacinas são indispensáveis. Sem falar de uma ocasional enfermidade, que pode exigir internação ou cirurgia.

Mais um aspecto, o condomínio autoriza animais? Quais as regras de convívio? E se o animal latir, ensandecido, na ausência dos donos, e infernizar a vida dos vizinhos?

Continua após publicidade

Já escrevi uma artigo (veja aqui) no qual mencionei, de modo enfático, os benefícios dos animais de estimação na vida de humanos. E suponho que viver no seio de uma família amorosa e responsável também traga alegrias ao animal.

Não estou desestimulando a adoção de cães ou outros bichos de estimação. Apenas saliento que esse deve ser um ato de absoluta responsabilidade, uma relação que deverá durar por uma década ou mais. Animal não deve ser descartado nas ruas, ou jogado nas águas de um rio na hora em que ficar difícil mantê-lo no seio da família. Animal é um ser vivo, a ser plenamente respeitado, com a mesma seriedade que, esperamos, seja oferecida a nós mesmos.

Prefeitura de Juiz de Fora oferece adoção de bichinhos que precisam de uma família  

Continua após publicidade

Catorze cães com necessidades especiais e cinco gatos, todos do Canil Municipal, foram disponibilizados para adoção responsável no sábado, 14. Lá, sete cães e cinco gatos encontraram novo lar.

Serviço:

O Canil Municipal é aberto à população e as visitas para adoção podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 10h30, e das 13 horas às 15h30. O endereço é Rua Bartolomeu dos Santos, no Bairro São Damião, entre Nova Benfica e Santa Cruz, e o telefone de contato é o 3690-3591. As propostas de adoção também podem ser feitas através do https://www.facebook.com/canilmunicipaljf