Após a gestação não consigo voltar ao meu peso. O que fazer?

Por Milena Liste

Minidepoimento de uma leitora:

Continua após publicidade

“Tenho 32 anos e depois que tive minha filha há dois anos, nunca mais consegui voltar ao meu peso anterior de 54 quilos. Hoje com 64 sinto-me gorda.”

Resposta: A gestação deixa a gente endoidecida, com os conceitos e propósitos de vida alterados, mas  posso falar? Não é o fim do mundo para emagrecer!

Para emagrecer, mesmo após a gravidez, deve se ingerir menos calorias e gastar mais. Simples assim. Faça a educação alimentar que te apetecer melhor. Tenho dezenas de posts com conselhos (se fossem realmente seguidos, valeriam ouro) nutricionais para se reeducar.

Diminuir porções, afastar-se de carboidratos brancos (pão, massas, bolos brancos), evitar frituras e doces. Ingerir um “pratão” de salada verde antes do prato principal, ingerir 1,5 litro de líquido por dia, blá, blá, blá. O mais importante disso tudo é VOCÊ QUERER E AGIR! MENTALIZAR!

Continua após publicidade

Mas, espere, você alterou durante nove meses suas dosagens hormonais, sua quantidade de sangue corporal (de 5 litros, passamos para 5,150 litros), sua porcentagem de gordura corporal e massa muscular além da sua parte psicológica estão ainda alteradas. Vai levar no mínimo nove meses para voltar ao normal.

Minha opinião sobre artistas que voltam “ao normal” após 2 ou 3 meses após parir, elas são pagas para isso e não podem esperar 9 meses para o corpo voltar ao normal . O aleitamento materno  ficará prejudicado com certeza.

Agora, para nós, reles mortais, aguardamos no mínimo 9 meses para voltar ao peso anterior à gestação. Eu, demorei 4 anos para voltar ao meu peso original, com muito esforço pessoal e muita mudança de atitude e pensamento. Mudei radicalmente o tamanho da porção no prato, não coloco “isopor” na minha alimentação, somente alimentos importantes: carboidrato de qualidade (grãos, legumes, tubérculos), proteínas magras, muita verdura e folhas. Não ingiro açúcar.That’s it! (Isso aí!)

Continua após publicidade

Deletar novos hábitos alimentares perniciosos. Entre eles, comer o resto da sopa do bebê, além da comida que o filho deixou no prato. Se sobrou comida, sobrou. Não é seu problema. Não te pertence.

Verdade! Quando a gente tem filho pequeno, a gente hipervaloriza o alimento. A alimentação do nosso filho(a) é tão importante que jogar fora, não dá! Então, a mamãe aqui come tudo!

E exercício físico não emagrece?

Perder 10kg, a resposta é não. A prática de exercícios pode acelerar o processo de emagrecimento, “torrando” a massa gorda e auxiliando a reeducação alimentar; pode melhorar o aspecto da forma do corpo, tonificando a musculatura e melhorando a postura, pode reduzir a ansiedade entre outras centenas  de benefícios, mas para perder 10 kg, eu repito, não. Para perder 10 kg, restrição alimentar. Além do que, um baby de 2 anos em casa, a gente mal tem tempo de tomar banho. A introdução da nova rotina de exercícios físicos deve ser cuidadosamente introduzida para obter uma continuidade.

E quanto a minha idade?

Sim, a velocidade com que você vai perder peso aos 30, 50, 70 anos é inversamente proporcional à idade. Isto é, quanto maior a idade, menor velocidade de metabolismo e emagrecimento.

Isso não significa que a gente tenha dificuldade em emagrecer. Se você comer menos calorias e gastar mais calorias, provavelmente você irá perder peso. Seja com 70 ou 30 anos.

Então, mãe… Também acredito que a maternidade nos tira de um eixo de vida diferente, mas não podemos deixar de ser mulher em primeiro lugar. Uma mulher produtiva, sensual, com energia e acima de tudo feliz consigo mesma. Portanto, mentalize e mude seus hábitos para atingir seus objetivos.

Boa vida!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.