Fisioterapeuta cria aplicativo de suporte a portadores de fibromialgia

Da Redação

A fisioterapeuta Susan Lee King Yuan desenvolveu um aplicativo para smartphones para auxiliar portadores de fibromialgia no autocuidado. As funcionalidades da ferramenta, chamada ProFibro, foram concebidas com base em experiências clínicas e evidências científicas na literatura.

Continua após publicidade

A fibromialgia é uma condição de alta prevalência, que causa desconforto físico, sofrimento mental e comprometimento das relações sociais. De acordo com Susan, o aumento da popularidade da chamada mobile health (tecnologias móveis para a saúde) a incentivou a pensar em um aplicativo como recurso de suporte no tratamento de indivíduos com fibromialgia. Os resultados positivos encontrados em ensaios clínicos demonstram o potencial desse recurso na mudança de comportamento e tratamento de algumas condições crônicas.

Susan explica que, explorando o ProFibro, o usuário poderá aumentar seu conhecimento sobre a síndrome e seu tratamento, organizar suas atividades diárias, acompanhar a evolução do seu estado de saúde, além de iniciar um programa de exercício físico, entre outras atividades.

O ProFibro foi testado em um ensaio clínico com 40 voluntários. Após seis semanas, os participantes apresentaram uma redução significativa na severidade dos sintomas e no impacto geral da fibromialgia na qualidade de vida.

O projeto é resultado da tese de doutorado de Susan Lee King Yuan, intitulada Desenvolvimento de Aplicativo Móvel para Promoção de Autocuidado de Pacientes com Fibromialgia, orientada pela professora Amélia Pasqual Marques.

Continua após publicidade

O aplicativo foi desenvolvido com o apoio da Fapesp, e pode ser baixado gratuitamente no Google Play.

Atenção
Pesquisadora ressalta que o ProFibro é um recurso complementar ao tratamento convencional e não deve ser utilizado em substituição ao profissional de saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FMUSP

Continua após publicidade