Truques essenciais para quem passou dos 50

por Sonia Corazza

Os homens estão cada vez mais conscientes da necessidade de cuidar do corpo para manter a mente ágil e ativa até o final da vida. O fundamental é se conhecer e saber que o processo de amadurecimento traz alterações nas estruturas da pele e do cabelo.

Continua após publicidade

Vamos conhecer melhor os principais pontos desse consumidor racional e exigente, para poder escolher produtos eficazes, seguros e agradáveis ao uso.

Sem dúvida a pele masculina difere da feminina em vários aspectos durante o envelhecimento. Para os homens após os 50 anos as mudanças na pele são menos drásticas, pois possuem maior produção de umidade e gordura natural, o que por si só já é uma boa proteção contra o ressecamento. Mas com o passar dos anos também é importante cuidar da pele do rosto escolhendo um hidratante para uso diário com FPS 15, a fim de evitar o envelhecimento precoce da pele. As texturas mais indicadas para a pele masculina são os géis e géis-creme, de rápida absorção e bom espalhamento, que não causam sensação de graxitude.

Rotina masculina

Na rotina diária do homem está o barbear como etapa muito importante de cuidado facial. É importante escolher uma linha de produtos cosméticos com ativos benéficos para a pele, como alantoína, aloe vera, alfa bisabolol e chá verde, que refrescam, hidratam e acalmam a pele agredida pelo corte da barba. A finalização pede o cuidado com um balm pós barba hidratante, de ação vitalizadora e de recuperação da epiderme.

Continua após publicidade

Quatro dicas de ouro

Barba: A etapa mais importante do cuidado da pele do homem é a limpeza, portanto capriche na escolha de um bom sabonete líquido de efeito seboestático, optando por ingredientes como extrato de aniz, algas marinhas e camomila.

Shape: Cuidar do shape abdominal também é importante. Empresas européias lançaram cremes exclusivos para gordura localizada no abdome masculino, ativados com cafeína e derivados do cacau.

Continua após publicidade

Cigarro: O cigarro é um dos grandes inimigos da beleza masculina, causando a formação de radicais livres que envelhecem precocemente e ainda favorecem o aparecimento de olheiras. Emulsões levíssimas para a área dos olhos, contendo ácido kójico, vitamina C e azuleno aliviam edemas e descongestionam essa delicada região.

Estresse: Cuidar do estresse, relaxar, respirar pausadamente e acalmar a mente masculina contribuem para o equilíbrio orgânico geral e o fortalecimento do sistema imunológico.

Produtos para banho contendo fragrâncias que favoreçam o bem-estar são itens de venda certa para o homem contemporâneo sobrecarregado de tarefas. Escolha óleos essenciais consagradamente ativos, como lavanda, bergamota, sândalo e melissa para aditivar as formulações.

Bons resultados!